• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Harvard concede medalha de legado intelectual à vereadora Marielle Franco

Harvard concede medalha de legado intelectual à vereadora Marielle Franco

Em 2018, o Instituto de Pesquisas Afrolatino-Americanas de Harvard (ALARI) havia convidado Marielle para participar de um simpósio

Por Da Redação
Às

Harvard concede medalha de legado intelectual à vereadora Marielle Franco

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marielle será a primeira figura pública brasileira e a segunda latino-americana a receber a mais alta distinção da universidade na área de Estudos Africanos e Afro-Americanos. Até agora, apenas Francia Márquez, vice-presidente da Colômbia, havia sido premiada, em 2024. A medalha reconhece trajetórias que fortalecem o legado intelectual e cultural das populações africanas e afrodescendentes no mundo.

Nascida no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Marielle se destacou pela luta contra a violência de Estado e em defesa dos direitos humanos, das mulheres negras, da população LGBTQIA+ e das periferias urbanas. Eleita vereadora em 2016, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Rio.

Em 2018, o Instituto de Pesquisas Afrolatino-Americanas de Harvard (ALARI) havia convidado Marielle para participar de um simpósio. Seis semanas antes do evento, e um dia após denunciar a violência policial em sua comunidade, ela foi assassinada junto com o motorista Anderson Gomes.

“Foi porque mulheres como ela desafiaram e transformaram as estruturas de poder, enfrentando o racismo, o sexismo e a LGBTQIA+fobia, que sua preciosa vida foi tirada. Mas seus assassinos fracassaram”, disse Alejandro de la Fuente, diretor fundador do ALARI.

O ALARI é a primeira instituição acadêmica dos Estados Unidos dedicada ao estudo das populações afrodescendentes da América Latina e do Caribe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário