Hemoba faz apelo por doações de sangue
Aumento de cirurgias, que estavam represadas devido à pandemia, intensifica a necessidade de doações; nível de estoque é crítico
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Fundação Hemoba alerta para a necessidade de doadores voluntários de sangue para atender às demandas de transfusões, principalmente dos hospitais de emergência da Bahia. Houve aumento de cirurgias eletivas desde março deste ano, devido à flexibilização das restrições da oandemia, e, por isso, há mais necessidade de estoque de bolsas de sangue.
Atualmente, o nível de estoque de bolsas de sangue é crítico em todo o estado, apesar do aumento de candidatos à doação em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, de janeiro a abril, foram registrados 51.197 candidatos, sendo considerados 12.050 inaptos e 39.147 aptos para doação.
Para Luiz Catto, diretor geral da Hemoba, é preciso solidariedade para garantir o cumprimento das agendas de cirurgias. “Frente a um estoque crítico, são priorizadas as situações de urgência e emergência. O que pode trazer interrupção de fluxo na realização de cirurgias eletivas. Por isso convidamos os voluntários para que venham aos nossos postos de coleta”, pontua.
Condições para doar
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar por, pelo menos, 2 horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.