Hemoba registra alta demanda de sangue para pacientes com complicações pela Covid-19
Nos últimos três meses, o Hospital Espanhol precisou de 250 bolsas de sangue
Foto: Elói Corrêa/GOIVBA
Devido ao aumento de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na Bahia, a Fundação Hemoba registrou uma alta na demanda de sangue para pacientes com complicações. Nos últimos três meses, o Hospital Espanhol, referência no tratamento da doença na capital baiana, precisou de 250 bolsas de sangue, desse total, 52 foram solicitadas só no mês de dezembro. Além disso, a fundação também fornece sangue para outros hospitais de campanha instalados em Salvador.
Desde o início da pandemia, a Hemoba enviou 476 bolsas ao Hospital Espanhol, 150 para o Hospital Sagrada Família, 118 para o hospital da Arena Fonte Nova, desativado em outubro, 231 para o hospital do Wet and Wild, fechado em novembro, e 81 para o Hospital Santa Clara. Os dados correspondem a 1.056 bolsas enviadas só aos hospitais de campanha durante a pandemia.
Nas unidades de Covid-19 do Hospital do Subúrbio, de maio a outubro de 2020 foram realizadas 953 transfusões. Atualmente as transfusões em pacientes com diagnóstico do novo coronavírus representam de 30 a 40% do total de transfusões realizadas no hospital.
De acordo com o médico hematologista e diretor da Hemoba, Fernando Araújo, em muitas situações ocorrem distúrbios de coagulação em pacientes diagnosticados com a Covid-19, o que resulta em transfusões.
Doação
Para doar sangue o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
O voluntário que tiver tido o diagnóstico de Covid-19 só pode doar após 30 dias do desaparecimento dos sintomas do vírus. Também ficam inaptos pelo período de 14 dias, candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pela Covid-19 e pessoas que tenham realizado viagens internacionais. Na capital baiana, tem unidades de coleta fixas da Hemoba no Salvador Shopping, no Salvador Norte Shopping, no Hospital Irmã Dulce e no Hospital do Subúrbio. Além da sede da Hemoba, na Vasco da Gama, que funciona de segunda a sexta, das 07h30 às 18h30 e aos sábados, das 7h30 às 12h30.