Hemoba traz programação musical para incentivar doação de sangue
O objetivo é atrair e homenagear os doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância da doação regular

Foto: Reprodução/Camila Souza/GOVBA
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) celebra a Semana Nacional do Doador de Sangue, que começou nesta segunda-feira (24), com apresentações musicais. A ação segue até sábado (29), e tem o cantor e compositor Tony Salles como padrinho neste ano.
As apresentações serão na sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral, no bairro de Brotas. Quem abriu a programação, nesta segunda, foi a dupla Tiri e Uel. Nesta terça (25), data que se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, o próprio Tony Salles fará uma visita ao Hemocentro, entre 11h e 12h.
Já nesta quarta (26), quem anima o público é o artista Morango, às 10h30. Quinta-feira (27), a música fica por conta de Pedro Manuel, às 9h, e na sexta (28), Júnior Machado se apresenta, 10h30.
O objetivo é atrair e homenagear os doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância da doação regular para manter os estoques de sangue e atender à demanda das unidades hospitalares.
Em 2024, a Hemoba registrou 190.235 candidatos à doação, resultando em 143.812 bolsas coletadas na capital e no interior do estado. Neste ano, entre janeiro e outubro, já foram contabilizadas 170.121, com 131.242 bolsas coletadas.
Conforme o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente - índice abaixo da média ideal de 2% recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e distante dos 3% a 5% em alguns países europeus.


