Hepatite infantil desconhecida é reportada pela OMS; uma morte foi relatada
Ao todo, 12 países registraram casos da doença
Foto: EBC
O número de casos de hepatite aguda de causas desconhecidas em crianças, foi atualizada neste sábado (23) pela OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a organização, foram 169 casos em 12 países até o dia 21 de abril.
Há casos notificados em Reino Unido (114), Espanha (13), Israel (12), Estados Unidos (9), Dinamarca (6), Irlanda (< 5), Holanda (4), Itália (4), Noruega (2), França (2), Romênia (1) e Bélgica (1).
A OMS informou que os casos registrados são em crianças de 1 mês a adolescentes de 16 anos, e 17 crianças precisaram de transplante de fígado. A organização também disse que uma morte foi relatada. Não informou, no entanto, onde foi o registro e nenhum outro detalhe.
O quadro clínico das crianças é de hepatite aguda (inflamação do fígado) com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas. Muitos pacientes relatam entre os sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos. Segundo a OMS, a maioria dos casos não apresentou febre. Os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum desses casos.
Com base nas informações disponíveis no momento, viagens internacionais não foram identificadas como fatores.