• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Herdeiro da Samsung ganha indulto para reanimar economia da Coreia do Sul

Herdeiro da Samsung ganha indulto para reanimar economia da Coreia do Sul

Bilionário havia sido preso duas vezes, mas estava em liberdade condicional

Por Da Redação
Ás

Herdeiro da Samsung ganha indulto para reanimar economia da Coreia do Sul

Foto: Reprodução/ web

O vice-presidente herdeiro da Samsung, que foi preso por corrupção, Lee Jae-yong, foi perdoado pelo presidente da Coreia do Sul na sexta-feira (12) pelo crime de suborno, permitindo-lhe maior liberdade para administrar a gigante de smartphones e semicondutores.

O bilionário havia sido preso duas vezes, mas estava em liberdade condicional desde o ano passado. Agora, o perdão especial do presidente acaba com a proibição de cinco anos para que Lee que ocupe um cargo formal na Samsung. As ações da empresa subiram 1% em Seul com a notícia.

Lee atua como líder da Samsung desde 2014, quando seu pai entrou em coma após sofrer um ataque cardíaco. Ele morreu em 2020.

O perdão presidencial vem antes do Dia da Libertação do país, que marca a libertação da Coreia do domínio imperial japonês em 1945. O governo sul-coreano geralmente concede perdões em torno da data comemorativa.

ENTENDA O CASO

Lee, foi condenado a cinco anos de prisão por peculato e suborno em agosto de 2017, mas saiu em liberdade menos de um ano depois, em 2018, quando um tribunal de apelações rejeitou algumas das acusações e suspendeu a sentença.

O empresário, no entanto, foi enviado de volta à prisão em janeiro de 2021, depois de ser condenado a dois anos e meio após o Supremo Tribunal de Seul considerá-lo culpado de peculato e suborno. Ele foi colocado em liberdade condicional no Dia da Libertação em agosto passado.

O ministro da Justiça da Coreia do Sul, Han Dong-hoon, anunciou na sexta-feira que “para superar a crise econômica revitalizando a economia, o vice-presidente da Samsung, Lee Jae-yong, cujo mandato terminou recentemente, será reintegrado”.

Apesar de um ambiente econômico incerto exacerbado por problemas de longa data na cadeia de suprimentos e pela guerra na Ucrânia, a Samsung delineou alguns planos de investimentos ousados este ano.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.