Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão são eleitos para presidência e vice do STJ
Mauro Campbell Marques foi escolhido corregedor nacional de Justiça
Foto: Gustavo Lima/STJ | Rafael Luz/STJ
Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeram, na manhã desta terça-feira (23), Herman Benjamin como novo presidente da Corte. O posto de vice-presidente será ocupado pelo ministro Luis Felipe Salomão. Benjamin e Salomão sucederão, respectivamente, os ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes, que deixarão os cargos em agosto. O mandato vai até 2026.
Além disso, o ministro Mauro Campbell Marques foi escolhido para o cargo de corregedor nacional de Justiça, atualmente ocupado por Salomão. No entanto, o nome dele ainda será submetido a votação no Senado.
Perfil dos eleitos
Herman Benjamin, natural de Catolé do Rocha (PB), é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira jurídica em 1982, no Ministério Público de São Paulo, e foi indicado ao STJ pelo presidente Lula, no fim de seu primeiro mandato, em 2006.
Já Luis Felipe Salomão, natural de Salvador (BA), também é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Antes de sua atuação no STJ, foi promotor de Justiça em São Paulo e exerceu cargos como juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Mauro Campbell Marques, por sua vez, é natural de Manaus (AM), formado em direito pela UniBennett, no Rio de Janeiro. Foi promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas e atuou como secretário de Justiça e de Segurança Pública no estado.