Higienizar adequadamente o pênis pode evitar câncer e outras doenças
Cerca de 500 homens têm o órgão genital amputado por ano
Foto: Reprodução/Pixabay
Apesar da importância de manter a higiene do dia a dia, muitos homens ainda desconhecem a importância de limpar corretamente o pênis. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que cerca de 500 homens têm o órgão genital amputado por ano em decorrência do câncer de pênis. E, segundo especialistas, a má higiene é uma das principais causas desta doença.
Em entrevista ao portal g1, o urologista Ubirajara Barroso, especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia, afirmou que a desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis. “O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o que é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose”, afirmou.
Por mais que pareça óbvio, muitos homens não sabem que é preciso lavar as partes íntimas todos os dias. Segundo o especialista, a lavagem do pênis é simples e deve ser feita com água e sabão, na hora do banho mesmo. Para limpar o órgão, o homem precisa afastar o prepúcio e expor a cabeça do órgão, conhecida como glande. “A urina embaixo da pele [prepúcio] é ácida e pode causar fibrose, inflamação. A lavagem feita com água e sabão salva todo o risco de ter um tumor de pênis ou doença mais grave. Também vale ressaltar que não é necessário lavar o pênis a cada micção ou passar alguma pomada, antisséptico”, orienta o urologista.