Salvador

Hipopótamo com mais de duas toneladas é novo morador do Zoológico de Salvador

O animal veio do zoológico de Santa Catarina para fazer companhia à fêmea que já habita o espaço da capital baiana

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Hipopótamo com mais de duas toneladas é novo morador do Zoológico de Salvador

Foto: Reprodução/Pexels

Um hipopótamo com mais de duas toneladas é o novo morador do Zoológico de Salvador. O animal veio do Zoológico de Pomerode, em Santa Catarina, e fará companhia à hipopótamo fêmea que já habita o espaço da capital baiana.  

O objetivo dos profissionais é dar melhores condições de vida aos animais. A veterinária do zoológico, Paula Ramos, disse que o recinto destinado a eles foi preparado especialmente para o processo de adaptação desses animais.

A bióloga do zoológico soteropolitano, explica que essa vinda é de extrema relevância e o foco principal é o bem-estar da fêmea, que estava há um tempo sozinha. "Esse macho veio de outro zoológico, em outro estado, e a presença de outro da mesma espécie é fundamental para a saúde dela. (...) Temos a expectativa de que a hipopótamo fêmea se sinta confortável e que ambos possam se acostumar um com o outro", afirmou.

Inicialmente, ambos ficarão separados, podendo apenas se ver e se comunicar para aprender a socializar. O comportamento deles será observado, até que possam ficar juntos no mesmo recinto. 

Segundo a veterinária, o manejo segue protocolos rigorosos para garantir que a segurança dos animais seja sempre prioridade. "Todo o processo de alimentação e limpeza é feito sem contato direto, garantindo o bem-estar de todos. Quando os hipopótamos estiverem juntos, o manejo será facilitado, pois ambos poderão ser deslocados ao mesmo tempo".

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) informa que os hipopótamos são conhecidos por sua territorialidade, especialmente em ambientes aquáticos. Por isso, a adaptação deles requer paciência e atenção por parte dos tratadores.

A expectativa é que, com o tempo, os dois se tornem companheiros habituais, contribuindo para o enriquecimento ambiental do espaço que habitam. Essa integração também é vista como uma oportunidade de estudo e observação dos comportamentos naturais da espécie.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário