• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Homem descobre câncer no fígado meses após passar por transplante em São Paulo

Homem descobre câncer no fígado meses após passar por transplante em São Paulo

Casos como esse são considerados raros em todo o mundo; entenda

Por Da Redação
Às

Homem descobre câncer no fígado meses após passar por transplante em São Paulo

Foto: Reprodução

O paciente Geraldo Vaz Junior, de 58 anos, descobriu ter câncer no fígado meses após realizar um transplante. Exames apontaram que o órgão doado, recebido em julho de 2023, foi a origem da doença. A cirurgia foi feita no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a família, ainda não há informações sobre qual centro médico foi responsável pela coleta do órgão, já que os dados sobre o doador são sigilosos. Casos como esse já foram descritos na literatura médica, mas são considerados raros em todo o mundo.

De acordo com o portal g1, Geraldo informou que procurou o Ministério da Saúde e o Ministério Público para pedir apuração do caso, mas não obteve resposta. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que todas as normas e parâmetros internacionais foram seguidos na realização do transplante.

Entenda

Geraldo Vaz foi diagnosticado com hepatite C em 2010 e, posteriormente, desenvolveu cirrose hepática, o que o colocou na fila de transplante de fígado.

Em julho de 2023, ele recebeu o novo órgão por meio do Programa Proadi-SUS, que conecta hospitais de referência a pacientes do sistema público de saúde.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário