Homem descobre câncer no fígado meses após passar por transplante em São Paulo
Casos como esse são considerados raros em todo o mundo; entenda

Foto: Reprodução
O paciente Geraldo Vaz Junior, de 58 anos, descobriu ter câncer no fígado meses após realizar um transplante. Exames apontaram que o órgão doado, recebido em julho de 2023, foi a origem da doença. A cirurgia foi feita no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a família, ainda não há informações sobre qual centro médico foi responsável pela coleta do órgão, já que os dados sobre o doador são sigilosos. Casos como esse já foram descritos na literatura médica, mas são considerados raros em todo o mundo.
De acordo com o portal g1, Geraldo informou que procurou o Ministério da Saúde e o Ministério Público para pedir apuração do caso, mas não obteve resposta. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que todas as normas e parâmetros internacionais foram seguidos na realização do transplante.
Entenda
Geraldo Vaz foi diagnosticado com hepatite C em 2010 e, posteriormente, desenvolveu cirrose hepática, o que o colocou na fila de transplante de fígado.
Em julho de 2023, ele recebeu o novo órgão por meio do Programa Proadi-SUS, que conecta hospitais de referência a pacientes do sistema público de saúde.