Homem é condenado após falsa acusação contra técnica de enfermagem no DF
Segundo réu, profissional teria simulado aplicação da vacina contra Covid
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou um homem por divulgar nas redes sociais falsas acusações contra uma técnica em enfermagem. Em uma das publicações, o réu disse que a servidora teria simulado aplicação da vacina contra a Covid-19, mas não apresentou provas.
O TJDFT concluiu que a exposição indevida da técnica em enfermagem com alegação inverídica é um ato ilícito e provocou dano à imagem da profissional de saúde.
“Em que pese o interesse público na questão da vacinação, é dever de qualquer cidadão, antes de propalar uma notícia, apurar, minimamente, a sua veracidade, o que não ocorreu no caso concreto, ocasionando experiência traumática não apenas à autora, mas a seus amigos e familiares, bem como aos dedicados e competentes profissionais da área da saúde”, destacou a sentença de primeira instância.
O acusado foi condenado pelo 1º Juizado Especial Cível e Criminal do Riacho Fundo a pagar indenização de R$ 5 mil à técnica em enfermagem. No entanto, recorreu, assumiu o erro, disse que tirou o vídeo das redes rapidamente e pediu desculpas à profissional, o que fez a multa diminuir para R$ 3 mil.