Homem é investigado por apologia ao nazismo e ameaças a universidades federais
Caso é conduzido pela Polícia Federal; universidade no oeste baiano está entre instituições ameaçadas

Foto: Divulgação
Um homem é investigado pela Polícia Federal suspeito de enviar e-mails com ameaças e apologia ao nazismo para universidades federais, incluindo uma instituição no oeste da Bahia e outra em Minas Gerais.
A ação faz parte da operação Valquíria deflagrada pela PF na manhã desta quinta-feira (4), com o objetivo de reprimir crimes previstos na Lei Antiterrorismo.
Segundo a corporação, os e-mails foram enviados por contas criadas exclusivamente para essa finalidade, acessadas por meio de VPN (rede privada virtual), com o intuito de dificultar a identificação do autor. A partir de investigações e análise de registros de conexão à internet, os agentes identificaram o principal suspeito.
A identidade do homem não foi divulgada, ele possui antecedentes relacionados a ameaças cibernéticas. Os policiais encontraram com ele réplicas de armas e objetos com símbolos extremistas.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte/MG, expedidos pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras/BA.


