Homem é preso por manter idosos em condições degradantes em abrigo de Salvador
Instituição fica localizada no bairro Massaranduba e foi alvo da 'Operação Virtude' na quarta-feira (22)

Foto: Divulgação/Marcela Correia/Ascom PCBA
Um gestor de abrigo foi preso em flagrante, na quarta-feira (22), por submeter idosos a condições desumanas e degradantes. O abrigo investigado na "Operação Virtude" fica localizado no bairro Massaranduba, em Salvador.
Conforme divulgado pela Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso (Deati), responsável pela execução da operação, o ambiente era insalubre e apresentava sinais de negligência, enquanto os idosos eram mantidos em condições precárias, com falta de higiene, alimentação inadequada e privação de cuidados básicos.
Diante das evidências encontradas, o responsável pela instituição foi autuado em flagrante com base no Estatuto do Idoso, que prevê punição a quem expõe a perigo a integridade e a saúde da pessoa idosa, inclusive submetendo essa pessoa a situações degradantes ou a privando de cuidados indispensáveis.
Os idosos foram conduzidos para avaliação médica e acompanhamento social pela rede de proteção local.
Segundo a Polícia Civil da Bahia (PCBA), a Operação Virtude tem como o foco o combate a crimes contra idosos e pessoas com deficiência, e as investigações continuam com o intuito de identificar outras possíveis vítimas.