• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Homem em situação de rua acusado de participar dos atos de 8 de janeiro é absolvido
Brasil

Homem em situação de rua acusado de participar dos atos de 8 de janeiro é absolvido

Este é o segundo caso de absolvição por decisão de Alexandre Moraes

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Homem em situação de rua acusado de participar dos atos de 8 de janeiro é absolvido

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, absolveu nesta semana Wagner de Oliveira, a segunda pessoa em situação de rua acusada de participar dos atos do dia 8 de janeiro de 2023. Oliveira foi preso após se instalar no Quartel-General do Exército, local onde os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estavam acampados, afirmou que estava no local apenas para comer e se abrigar.   

A Procuradoria-Geral da República (PGR) o denunciou por crimes como tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de Direito.

Em decisão individual, Moraes rejeitou as acusações, argumentando que não há provas suficientes que comprovem a adesão intencional de Oliveira nos atos. "Não está comprovado que Wagner de Oliveira tenha se aliado subjetivamente à multidão criminosa", escreveu Moraes. Ele reforçou que o Estado de Direito pode se basear em conjecturas ou ilações para fundamentar uma condenação. 

Essa é a segunda vez que o STF absolve uma pessoa em situação de rua envolvida nos atos de 8 de janeiro. Em março, Geraldo Filipe da Silva, também em situação de rua, foi absolvido por unanimidade pelo tribunal, após ser acusado de colocar fogo em uma viatura na Praça dos Três Poderes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário