Homem que esfaqueou esposa enquanto ela dormia é condenado a 18 anos de prisão

Crime ocorreu na madrugada do dia 14 de novembro de 2024, no bairro do Acupe de Brotas; Valdivino Amâncio dos Santos deverá responder pelo crime em regime fechado

Por Da Redação
Às

Homem que esfaqueou esposa enquanto ela dormia é condenado a 18 anos de prisão

Foto: Reprodução/GOVBA

O homem que esfaqueou a esposa enquanto ela dormia foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão. O crime ocorreu na madrugada do dia 14 de novembro de 2024, no bairro do Acupe de Brotas, em Salvador. As informações são da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) e o júri popular aconteceu na última terça-feira (12), na capital baiana.

Homem esfaqueia companheira enquanto ela dormia em Salvador; suspeito teve prisão preventiva decretada pela Justiça

O indivíduo, identificado como Valdivino Amâncio dos Santos, foi condenado pelo crime de tentativa de feminicídio duplamente qualificado contra Clemilda Ferreira, de 45 anos, e deverá responder pelo crime em regime fechado.

Como forma de reparação do crime, Valdivino perdeu o direito sobre os 50% que tinha no imóvel, conforme previsão do Código de Processo Penal. O divórcio da vítima foi decretado em julho deste ano.

Conforme a defensora pública Izabel Martins, a Justiça concedeu à vítima a integralidade da casa onde morava, como forma de ressarcir pelos danos sofridos minimamente. A advogada acompanhou Clemilda no julgamento.

Após a vítima solicitar acompanhamento do Núcleo de Defesa das Mulheres da DPE/BA (Nudem), o órgão entrou no caso em abril deste ano. Izabel disse que, assim que foi procurada, a Defensoria se habilitou no processo para acompanhá-la também nas ações de família.

"Era um caso bem grave, que teve bastante repercussão. A assistida ficou vários dias internada e o filho também foi ferido. De início, ajuizamos o divórcio e passamos a acompanhá-la nas audiências. Esse acompanhamento acontece para evitar revitimização e para que ela receba todas as informações necessárias", afirmou.

No decorrer do processo, a DPE-BA informou que houve descumprimento de medidas protetivas por parte do condenado. Com isso, o Nudem comunicou a Justiça para conceder garantia e proteção a Cremilda.

Relembre o caso

No dia 14 de novembro de 2024, Cremilda Ferreira foi atacada com cerca de nove facadas pelo companheiro Valdivino Amâncio dos Santos, enquanto dormia, no bairro do Acupe de Brotas, em Salvador. Um dos filhos do casal acordou com os gritos da mãe, foi socorrê-la e também foi agredido pelo pai.

Valdivino foi preso em flagrante após ser espancado e amarrado por vizinhos da família. O suspeito passou por audiência de custódia na manhã seguinte (15) e teve a prisão preventiva decretada, autuado por tentativa de feminicídio.

A vítima foi atingida nas costas e na cabeça. Ela ficou internada no Hospital Geral do Estado (HGE), com o estado de saúde grave.

Em entrevista à TV Bahia, Marcelo Ferreira, de 19 anos, disse que conseguiu evitar que a mãe fosse morta. 

"Não vi a cena, corri para cima dele e minha mãe, não sei como, mulher guerreira, conseguiu tirar a faca da mão dele. Foi o que salvou a gente", contou.

Ainda segundo Marcelo, após a chegada dele, a mãe, já esfaqueada, conseguiu descer as escadas com o irmão, que é uma criança, enquanto ele lutava com o pai.

"Ele partiu para cima de mim, dela e do meu irmão. Minha mãe conseguiu tirar meu irmão do quarto, mesmo ensanguentada, e eu fui para cima dele", relatou.

O jovem entrou em luta corporal com o pai e uma vizinha conseguiu abrir a porta e ajudá-lo. Valdivino Amâncio foi trancado no quarto, mas pulou a janela e voltou a agredir a vítimas com arremessos de objetos como blocos e pisos.

Após receber atendimento médico no Hospital Geral do Estado (HGE), Valdivino Amâncio dos Santos foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário