Homem se disfarça de mulher para não servir ao exército ucraniano
O viajante foi detido enquanto tentava fugir para a Moldávia
Foto: TELEGRAM/SERVIÇO ESTADUAL DE GUARDA DE FRONTEIRAS UCRANIANO
O Serviço de Guarda de Fronteira do Estado da Ucrânia deteve nesta sexta-feira (15) um homem que se disfarçou de mulher para tentar escapar do país em direção à Moldávia para não ter que servir ao exército ucraniano.
Atualmente, o país conta com a Lei Marcial em vigor. A regra proíbe que homens com idades entre 18 e 60 anos saiam do país. A lei prevê a obrigação de se alistar no exército ucraniano para lutar no conflito contra a Rússia, que já dura quase dois meses.
Segundo os guardas ucranianos, ao parar um táxi perto de Odessa, no sul do território, foi percebido a pessoa com uma estatura alta para uma mulher e de voz grave, mas vestindo roupas femininas.
Um vídeo publicado no grupo oficial do órgão no aplicativo Telegram mostrou o viajante, de 26 anos, carregando um certificado de recrutamento temporário ao tentar entrar no país vizinho.
O desertor aparece nas imagens alto e de cabelos compridos, utilizando um chapéu de pele de leopardo, uma calça legging e uma jaqueta grossa ao sair do veículo para ser interrogado pelos guardas da fronteira ao lado da estrada.
No porta-malas do táxi, foram encontradas encontram malas e bagagens indicando uma longa viagem. Em outro momento do vídeo, o interrogado é visto assinando alguns documentos em uma sala privada. As autoridades ainda não informaram o que aconteceu com o desertor.