Homem suspeito de chefiar uma das maiores organizações criminosas do Brasil é detido na Bahia
Ele era considerado "alvo prioritário" em Minas Gerais e tinha dois mandados de prisão em aberto.
Foto: Divulgação/PM
Um homem foi detido em flagrante na noite de terça-feira (21), na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, durante a "Operação Camaleón". De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), ele é um chefe de uma das maiores organizações criminosas do Brasil.
O MP-BA detalhou que o investigado, que não teve o nome divulgado, era considerado "alvo prioritário" da Polícia Civil de Minas Gerais. Dois mandados de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico estavam em aberto contra ele, que também tem diversas passagens policiais.
Ainda de acordo com o MP-BA, o homem comandava atividades de uma facção criminosa e Morro das Pedras, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no Vale do Mucuri, em toda a região sul da Bahia, além de exercer grande influência na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 1ª Vara Crime de Porto Seguro, foram encontrados:
- Uma pistola 9mm.
- 48 munições;
- Quatro carregadores;
- Documentos falsos (apresentados aos policiais com o objetivo de ocultar a sua real identidade);
- Duas porções de maconha.
A prisão foi feita após uma investigação que buscava identificar criminosos considerados "de alta periculosidade", que se instalaram na região sul e extremo sul da Bahia, com o objetivo de praticar tráfico ilícito de entorpecentes e crimes correlatos.
Batizada de "Camaleón", a ação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Sul (Gaeco Sul) e pelo Gaeco de Minas Gerais, com apoio da Polícia Militar da Bahia (CPR Extremo Sul) e Polícia Militar mineira.