Homem trata TOC com implante cerebral inédito no Brasil
Procedimento foi realizado em hospital de Florianópolis
Foto: Reprodução/Arquivo Wuilker Knoner/UOL
Um paciente que vivia em um quarto escuro, acreditando estar sendo perseguido o tempo todo, recebeu o primeiro implante cerebral destinado ao tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, mais conhecido como TOC, no Brasil. O procedimento foi realizado em 27 de dezembro de 2023, no Hospital SOS CARDIO, em Florianópolis (SC).
O TOC faz com que o paciente tenha padrões de pensamentos, imagens e impulsos contra a sua vontade, ocasionando sofrimento na vida cotidiana e, em alguns casos, o afastamento do convívio social. O novo tratamento, denominado DBS (Deep Brain Stimulation, ou Estimulação Cerebral Profunda), funciona como um "freio", capaz de ajudar a interromper esses padrões de pensamento por meio de eletroestimulação nas áreas do cérebro responsáveis por eles.
Em entrevista ao UOL, o neurocirurgião Wuilker Knoner Campos, explicou que o implante envolve a inserção de eletrodos muito finos em áreas específicas do cérebro que estão associadas aos sintomas do TOC. Na prática, é feita uma abertura no crânio do tamanho de uma moeda para passar os eletrodos, que vão cruzar todos os cortes até o alvo final.