Saúde

Homem trata TOC com implante cerebral inédito no Brasil

Procedimento foi realizado em hospital de Florianópolis

Por Da Redação
Ás

Homem trata TOC com implante cerebral inédito no Brasil

Foto: Reprodução/Arquivo Wuilker Knoner/UOL

Um paciente que vivia em um quarto escuro, acreditando estar sendo perseguido o tempo todo, recebeu o primeiro implante cerebral destinado ao tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, mais conhecido como TOC, no Brasil. O procedimento foi realizado em 27 de dezembro de 2023, no Hospital SOS CARDIO, em Florianópolis (SC). 

O TOC faz com que o paciente tenha padrões de pensamentos, imagens e impulsos contra a sua vontade, ocasionando sofrimento na vida cotidiana e, em alguns casos, o afastamento do convívio social. O novo tratamento, denominado DBS (Deep Brain Stimulation, ou Estimulação Cerebral Profunda), funciona como um "freio", capaz de ajudar a interromper esses padrões de pensamento por meio de eletroestimulação nas áreas do cérebro responsáveis por eles.

Em entrevista ao UOL, o neurocirurgião Wuilker Knoner Campos, explicou que o implante envolve a inserção de eletrodos muito finos em áreas específicas do cérebro que estão associadas aos sintomas do TOC. Na prática, é feita uma abertura no crânio do tamanho de uma moeda para passar os eletrodos, que vão cruzar todos os cortes até o alvo final. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário