• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Homens que praticam atividade física apresentam menos 35% risco de morrer por câncer de próstata, diz pesquisa
Saúde

Homens que praticam atividade física apresentam menos 35% risco de morrer por câncer de próstata, diz pesquisa

Alimentação balanceada e saudável também é aliada neste processo

Por Da Redação
Ás

Homens que praticam atividade física apresentam menos 35% risco de morrer por câncer de próstata, diz pesquisa

O Novembro Azul reforça a importância da prevenção, dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce do câncer de próstata para o melhor tratamento da doença e, uma pesquisa desenvolvida pela Johns Hopkins Medicine revelou que uma das formas mais eficientes para prevenir o agravamento da enfermidade é a prática regular de atividades físicas e uma boa alimentação.

A pesquisa observou que, quanto mais horas os pacientes se dedicavam aos exercícios, vigorosos ou não, melhores os resultados em termos de sobrevivência. Homens que praticavam uma média 90 minutos por semana, apresentaram risco 33% mais baixo de morrer de qualquer causa e risco 35% mais baixo de morrer de câncer de próstata.  

Por outro lado, homens que realizaram entre 5 e 10 horas semanais de atividades não vigorosas apresentaram risco 28% mais baixo de morte por qualquer causa, comparados aos homens que realizaram menos de uma hora semanal de exercícios semelhantes. E este risco relativo caiu 51% entre os homens que realizaram mais de 10 horas semanais do mesmo tipo de atividade.  

A fisioterapeuta e professora da UNIFACS, Maria Clara Neves, explica que o exercício físico deve se tornar um hábito e ser visto como um compromisso para toda a vida. "Um fator importante é persistir nos exercícios, principalmente no início, até que pela própria resposta fisiológica do nosso corpo a gente sinta a necessidade de nos exercitarmos pra nos sentirmos bem", explica.  

"É importante que os exercícios sejam feitos com acompanhamento de um profissional e traçados conforme a realidade de cada indivíduo", completa a fisioterapeuta.  

Alimentação é aliada

Além do exercício físico, outro hábito de prevenção ao câncer de próstata é manter uma alimentação balanceada e saudável. "Quando falamos de hábitos saudáveis e rotinas saudáveis, a gente tem que compreender que é muito mais do que só fazer atividade física, a gente precisa realmente cuidar do nosso corpo como um todo", conta a nutricionista e professora da UNIFACS, Andressa Barreto.  

"Aderindo, por exemplo, a uma alimentação mais saudável, a redução do uso de álcool, a redução do consumo de cigarro, caso ele fume. Isso tudo ajuda muito ao homem ser mais saudável e a reduzir a probabilidade desse tipo de câncer", completa a especialista da UNIFACS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário