Honda ADV 2025: teste completo, consumo e preços
Scooter aventureiro da Honda muda por inteiro e fica bem mais caro
A Honda tem três scooters em sua linha de produtos: Elite, PCX e ADV com propostas e preços bem distintos entre si. E a linha ADV propõe um scooter urbano mas com proposta mista para eventuais trechos de terra além de maior conectividade para atrair os novos motociclistas em busca de mobilidade urbana.
O Farol da Bahia fez o teste da nova ADV 160 em Campos do Jordão, São Paulo, e traz todas as novidades da motoneta.
Nova geração ou facelift ?
A Honda disse ter feito alterações até mesmo no chassi do seu scooter que é o mesmo da PCX mas com pontos de reforços na estrutura e posicionamento diferente para o piloto. O design mais anguloso que sugere um scooter de tamanho mais avantajado é a marca do ADV. O chassi é novo com plataforma mais larga e a suspensão dianteira tem nova calibração e curso de 130mm. A suspensão traseira tem amortecedor Showa com 110mm de curso (antes tinha 120mm) posicionado em novo ângulo mais vertical.
O assento está 15mm mais baixo para melhorar o conforto e o acesso de pilotos com menor estatura. O porta objetos tem 29 litros, ganho de 2 litros sobre a versão anterior. A moto agora pesa 128kg, 1kg a mais que a versão 2024.
Há novidades estéticas como novo pára-brisa ajustável em dois níveis 75mm mais altura, o painel LCD foi redesenhado e mostra informações de maneira mais clara segundo a Honda (e conta com um “joystick” central), chave presencial com alarme, o banco tem novo formato e o espaço sob o assento tem 29 litros sendo maior que o anterior de 27 litros. “
Novo motor 160
Agora o motor OHC com quatro válvulas no cilindro de 156,9cm3 eSP+ tem 16cv e 1,46kgfm de torque a gasolina. É um ganho considerável de em relação aos 13cv do anterior com 5,8% mais torque e 21% mais potência. Há sistema start stop e outras novidades como sistema de redução de atrito do motor. Segundo a Honda a velocidade máxima chega a 112,9km/h, aceleração de 0-100km/h em 12,1s e retomada 40-80km/h em 9,25s (dados do instituto Mauá). O tanque tem 8 litros e o consumo médio da Honda ADV é de 36,5km/l. A autonomia é de 292km com um tanque.
Primeiro teste com a Honda ADV
O ADV é um Scooter diferenciado na proposta e neste ponto a fabricante soube entender que o tipo de consumidor desse produto é bem exigente. Se por um lado as versões até 2024 usavam o motor de 150 cilindradas agora a oferta do motor 160 sem dúvida traz mais fôlego para o Scooter. São 3cv a mais porém com novidades no motor de atrito reduzido o que se traduz em respostas mais claras ao virar o Manete acelerando o ADV.
Saímos da cidade serrana de Campos do Jordão rumo às cidades do Sul de Minas em trajetos rodoviários mas de baixa velocidade foi possível notar que na situações de arrancada a Adv melhorou muito assim como a sua frenagem ficou mais precisa. Em um pequeno trecho de terra e até com um pouco de lama, o sistema H STC que distribui a tração também fez a diferença. Já os pequenos ajustes de suspensão tiveram o intuito de deixar a moto mais robusta a longo prazo já que as alterações dinâmicas são impercetiveis.
No nosso trajeto o primeiro trecho teve consumo de 46km/l mas ao retornar, ja em trecho de subida, caiu para 41km/l já mantendo velocidades mais altas entre 70 e 80km/h. Em um novo teste urbano teremos mais clareza quanto às mudanças do ADV e seu novo motor.
O preço, porém, subiu consideravelmente. O preço do Honda AdV é de R$ 24.532, o que adicionado do frete é seguro + margem das concessionárias pode elevar o preço próximo dos R$ 30 mil. Na Bahia, o preço do PCX que é de R$ 21 mil resulta num valor final em torno de R$ 24 a R$ 25 mil conforme a concessionária.
Cores e opções
A Honda ADV 2025 perde as opções das faixas laterais e agora está disponível só na versão vermelha e azul perolizado. A ADV tem três anos de garantia com mão de obra gratuita nas duas primeiras revisões e óleo grátis a partir da terceira revisão até a sexta parada da ADV na concessionária. Entre peças e mão de obra o cliente irá gastar R$ 2.710 nas seis primeiras revisões segundo estimativa de Honda. A Honda estima que o custo entre combustível e revisões até os 30 mil km será de R$ 7.730 ou R$ 0,25 por quilômetro rodado.