Honda HR-V turbo tem vendas iniciadas em todo o país

Veja a lista de equipamentos de série e preços da novidade

Por Marcos Camargo Jr.
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Honda HR-V turbo tem vendas iniciadas em todo o país

Depois do início das vendas em agosto, a nova geração do Honda HR-V também está disponível com a motorização turbo. A demora, segundo a própria marca, se deve à falta de peças uma vez que só no segundo semestre a fábrica de Itirapina/SP ficou paralisada por 20 dias. Agora, o HR-V turbinado está chegando às lojas com a proposta de desempenho e precisão ao volante. O Farol da Bahia testou a novidade que está disponível em duas versões: HR-V Advance 2023 por  R$ 176.800 e HR-V Touring 2023 por R$ 184.500.

A grande mudança está no desempenho do motor. Agora fabricado no Brasil, o propulsor 1.5 flex é turbo e conta com injeção direta de combusstível e desenvolve 177cv disponíveis a 6.600 rpm e o torque máximo de 24,5 kgfm está disponível entre 1.750 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina). O conjunto mecânico está sempre acoplado ao câmbio do tipo CVT que simula 7 velocidades.

Este motor tem consumo na cidade de 7,9/11,3 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada de 8,8/12,6 km/l. E foi justamente na estrada que testamos o HR-V turbo de nova geração saindo de Florianópolis rumo a região de Garopaba, no litoral Sul catarinense.

E a mudança de motor veio acompanhada de algumas alterações dinâmicas. A suspensão dianteira recebeu subframe mais rígido e na traseira os amortecedores tem novos batentes e curso recalibrado. A bucha tem alma metálica redimensionada para melhorar a precisão e trazer mais conforto aos passageiros. O motor turbo 1.5 também recebeu fluxo otimizado de saída, melhorando o aproveitamento dos gases de exaustão.

A bordo do HR-V turbo a mudança é notável sem comprometer o conforto acústico. O HR-V touring acelera com precisão e faz o possível para trabalhar com suavidade junto com o câmbio que é do tipo CVT. A engenharia da Honda melhorou as reduções e avanços de marcha nestas versões turbinadas. No declive, na estrada da Serra do Tabuleiro, notamos que o freio motor atua para conter o carro simulando uma marcha mais baixa. 

Outra mudança no câmbio é o efeito "step shift" que simula de fato as trocas de marcha no câmbio CVT. Apesar de todas as alterações, não há versões com tração integral, mas o Honda HR-V mostra qualidades de desempenho bem acima das versões de entrada equipadas com o 1.5 aspirado flex.

Apesar do visual que pouco muda nos modelos topo de linha além dos para-choques e frisos com acabamento preto brilhante, o HR-V Touring traz um nível superior de itens de série. Já que todos os novos HR-V trazem pacote Honda Sensing que inclui controle de cruzeiro adaptativo e outros itens de segurança, o o modelo mais caro entrega alguns itens a mais.
Traz ponteira dupla de escapamento, retrovisores com tilt down, painel digital e não parcialmente digital como nas versões de entrada, carregador de celular sem fio, sensor de chuva, sensor de estacionamento e tilt down no retrovisor dianteiro. 

A versão topo de linha avaliada tem ainda banco do motorista co ajuste elétrico, partida remota do motor, rodas aro 17 com acabamento diamantado exclusivo e abertura automática de porta malas.

Tendo dimensões próximas às de um modelo médio, o o Honda HR-V touring de R$ 184,5 mil fica bem competitivo em relação aos crossovers médios como o Jeep Compass, Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox, Caoa Chery Tiggo 7 entre outros. E quando comparado dentro do segmento dos compactos como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Fiat Fastback, Caoa Chery Tiggo 5X, Chevrolet Tracker e Hyundai Tracker ele trará boa oferta de itens de série custando um pouco mais que os concorrentes diretos.
VEja os preços das duas versões equipadas com motor 1.5 turbo bem como seus respectivos conteúdos.

New HR-V Advance (R$ 176,8 mil) - Motor 1.5 turbo além de todos os equipamentos da EXL e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

New HR-V Touring (R$ 184,5 mil) - Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).

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