Honda Transalp 750: reestreia no Brasil, preços e detalhes

Trail retorna com motor da Hornet e quer impressionar pela tecnologia

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Honda Transalp 750: reestreia no Brasil, preços e detalhes

A Honda apresentou a nova XL750 Transalp 2026, modelo que resgata o espírito da clássica Transalp XL700V — vendida no Brasil entre 2011 e 2014 — e retorna ao catálogo com foco em versatilidade, uso urbano e viagens longas. A nova geração se inspira no conceito original, que ficou marcado pelo conforto, pela suspensão de longo curso e pelo equilíbrio entre agilidade e capacidade em terrenos irregulares.

O design traz influência direta da Africa Twin, com conjunto óptico duplo em LED e carenagem superior com duto central de desvio de ar, combinada a um para-brisa fabricado em material sustentável Durabio. A posição de pilotagem é ereta, o assento tem 855 mm de altura e o painel TFT colorido de 5 polegadas permite personalização de informações e modos de pilotagem. O sistema ESS sinaliza frenagens bruscas, e os piscas contam com cancelamento automático.

A nova Transalp utiliza um motor bicilíndrico paralelo de 755 cc, compartilhado com a CB750 Hornet, ajustado para entrega de torque em médias rotações. Ele produz 69,3 cv e 7,04 kgfm, opera com cabeçote Unicam e oferece seis modos de pilotagem, incluindo opções configuráveis que permitem ajustar potência, freio-motor, controle de tração e atuação do ABS.

Na ciclística, a XL750 aposta em um chassi de aço tipo Diamond, leve e reforçado, com subchassi integrado. A suspensão dianteira é uma Showa USD de 43 mm com 200 mm de curso, enquanto o conjunto traseiro Pro-Link traz amortecedor regulável com 190 mm. As rodas raiadas montam pneus 21” na dianteira e 18” na traseira, com freio dianteiro de disco duplo e disco único na traseira.

A marca também oferecerá uma linha de acessórios originais, incluindo top box de 50 litros, malas laterais, cavalete central, protetores, para-brisa alto e faróis de neblina. A Transalp contará ainda com uma coleção para pilotagem desenvolvida em parceria com a Alpinestars.

A Honda XL750 Transalp 2026 chega à rede em dezembro, com preço sugerido de R$ 65.545 (base SP, sem frete). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com Honda Assistance válido em seis países da América do Sul. As cores disponíveis serão branco perolizado e preto metálico.

Ficha Técnica – Honda XL750 Transalp 

Motor

    •    Tipo: Bicilíndrico paralelo

    •    Cilindrada: 755 cc

    •    Tecnologia: Unicam, 8 válvulas

    •    Diâmetro x curso: 87 mm x 63,5 mm

    •    Taxa de compressão: 11,0:1

    •    Potência máxima: 69,3 cv a 7.000 rpm

    •    Torque máximo: 7,04 kgf.m a 7.000 rpm

    •    Comando de válvulas:

    •    Admissão 35,5 mm, elevação 9,3 mm

    •    Escape 29 mm, elevação 8,2 mm (acionamento por balancim)

    •    Virabrequim com defasagem de 270°

    •    Alimentação: Injeção eletrônica (Throttle By Wire – TBW)

    •    Admissão: Vortex Flow Ducts + corpos de borboleta Ø 46 mm

    •    Arrefecimento: Líquido (com bomba no cárter esquerdo; sem radiador de óleo)

    •    Revestimento dos cilindros: Ni-SiC (mesmo padrão de CRF450R e Fireblade)

    •    Escape: Tipo esportivo com pulsação característica

    •    Consumo/Autonomia: Tanque de 16,6 litros (valor citado no trecho do motor)

 

Transmissão

    •    Câmbio: Manual

    •    Embreagem: Assistida / deslizante

    •    Tração: Dianteira por corrente

 

Modos de pilotagem (6 níveis)

    •    Sport: Potência no nível 4, HSTC no 1, freio-motor no 1, ABS On-Road

    •    Standard: Uso urbano; Potência 3, freio-motor 2, HSTC 3, ABS On-Road

    •    Rain: Para baixa aderência; Potência 1, freio-motor 2, HSTC 5, ABS On-Road

    •    Gravel: Off-road; Potência 2, freio-motor 3, HSTC 4, ABS Off-Road

    •    User 1 e User 2: Totalmente configuráveis (inclui desligar ABS traseiro)

 

Chassi e Ciclística

    •    Tipo: Diamond em aço

    •    Peso estrutural: 18,3 kg (10% mais leve que NX500)

    •    Subchassi: Integrado, tubos de aço de alta tensão

    •    Geometria:

    •    Inclinação: 27°

    •    Trail: 111 mm

    •    Distância entre eixos: 1.561 mm

    •    Altura do assento: 855 mm

    •    Peso a seco: 193 kg

    •    Distância do solo: 212 mm

 

Suspensão

 

Dianteira:

    •    Showa SFF-CA™ (Separate Function Fork-Cartridge)

    •    Garfo invertido (USD) Ø 43 mm

    •    Curso: 200 mm

    •    Mesa inferior de alumínio forjado / superior de alumínio fundido

    •    Ajuste de pré-carga da mola

 

Traseira:

    •    Sistema Pro-Link

    •    Monoamortecedor Showa com reservatório externo

    •    Curso: 190 mm

    •    Ajuste de pré-carga

 

Freios

 

Dianteira:

    •    Duplo disco tipo Wave

    •    Ø 310 mm

    •    Pinças de dois pistões

 

Traseiro:

    •    Disco Ø 256 mm

    •    Pinça de um pistão

 

Rodas e Pneus

    •    Rodas raiadas com aros de alumínio

    •    Pneus on-off (tube-type)

    •    Dianteiro: 90/90-21”

    •    Traseiro: 150/70-18”

 

Eletrônica e Segurança

    •    TBW – Throttle By Wire

    •    HSTC – Honda Selectable Torque Control

    •    ABS On-Road e Off-Road (configurável)

    •    ESS – Emergency Stop Signal

    •    Atuação a partir de 56 km/h com desaceleração ≥ 6,0 m/s²

    •    Com ABS acionado: atuação a partir de 2,5 m/s²

    •    Piscas com cancelamento automático

    •    Sistema elétrico com arquitetura CAN + BCU

 

Painel e Comandos

    •    Painel TFT colorido 5 polegadas

    •    Três padrões de exibição

    •    Operação por comando retroiluminado no punho esquerdo

    •    Conectividade e gerenciamento dos modos via painel

 

Ergonomia e Conforto

    •    Assento em dois níveis

    •    Posição de pilotagem ereta

    •    Bagageiro traseiro de série

    •    Entrada USB sob o assento

    •    Para-brisa em Durabio™, com duto central para desvio de ar

    •    Carenagem aerodinâmica com foco em estabilidade e menor turbulência

 

Acessórios Originais (Honda Store)

    •    Top Box 50 L

    •    Malas laterais: 26 L (direita) / 33 L (esquerda)

    •    Cavalete central

    •    Protetor de motor (cárter)

    •    Protetor de manoplas

    •    Para-brisa alto

    •    Faróis de neblina

    •    Pedaleira rally

    •    Linha de vestuário Alpinestars (jaqueta Parka e calça)

 

Preço, Cores e Garantia

    •    Preço sugerido SP: R$ 65.545

    •    Cores: Branco perolizado e preto metálico

    •    Garantia: 3 anos, sem limite de quilometragem

    •    Honda Assistance válido em: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai

    •    Manutenção:

    •    1ª revisão: 1.000 km ou 6 meses

    •    Intervalos seguintes: 6.000 km ou 6 meses

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário