Honda Transalp 750: reestreia no Brasil, preços e detalhes
Trail retorna com motor da Hornet e quer impressionar pela tecnologia

A Honda apresentou a nova XL750 Transalp 2026, modelo que resgata o espírito da clássica Transalp XL700V — vendida no Brasil entre 2011 e 2014 — e retorna ao catálogo com foco em versatilidade, uso urbano e viagens longas. A nova geração se inspira no conceito original, que ficou marcado pelo conforto, pela suspensão de longo curso e pelo equilíbrio entre agilidade e capacidade em terrenos irregulares.
O design traz influência direta da Africa Twin, com conjunto óptico duplo em LED e carenagem superior com duto central de desvio de ar, combinada a um para-brisa fabricado em material sustentável Durabio. A posição de pilotagem é ereta, o assento tem 855 mm de altura e o painel TFT colorido de 5 polegadas permite personalização de informações e modos de pilotagem. O sistema ESS sinaliza frenagens bruscas, e os piscas contam com cancelamento automático.
A nova Transalp utiliza um motor bicilíndrico paralelo de 755 cc, compartilhado com a CB750 Hornet, ajustado para entrega de torque em médias rotações. Ele produz 69,3 cv e 7,04 kgfm, opera com cabeçote Unicam e oferece seis modos de pilotagem, incluindo opções configuráveis que permitem ajustar potência, freio-motor, controle de tração e atuação do ABS.
Na ciclística, a XL750 aposta em um chassi de aço tipo Diamond, leve e reforçado, com subchassi integrado. A suspensão dianteira é uma Showa USD de 43 mm com 200 mm de curso, enquanto o conjunto traseiro Pro-Link traz amortecedor regulável com 190 mm. As rodas raiadas montam pneus 21” na dianteira e 18” na traseira, com freio dianteiro de disco duplo e disco único na traseira.
A marca também oferecerá uma linha de acessórios originais, incluindo top box de 50 litros, malas laterais, cavalete central, protetores, para-brisa alto e faróis de neblina. A Transalp contará ainda com uma coleção para pilotagem desenvolvida em parceria com a Alpinestars.
A Honda XL750 Transalp 2026 chega à rede em dezembro, com preço sugerido de R$ 65.545 (base SP, sem frete). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com Honda Assistance válido em seis países da América do Sul. As cores disponíveis serão branco perolizado e preto metálico.
Ficha Técnica – Honda XL750 Transalp
Motor
• Tipo: Bicilíndrico paralelo
• Cilindrada: 755 cc
• Tecnologia: Unicam, 8 válvulas
• Diâmetro x curso: 87 mm x 63,5 mm
• Taxa de compressão: 11,0:1
• Potência máxima: 69,3 cv a 7.000 rpm
• Torque máximo: 7,04 kgf.m a 7.000 rpm
• Comando de válvulas:
• Admissão 35,5 mm, elevação 9,3 mm
• Escape 29 mm, elevação 8,2 mm (acionamento por balancim)
• Virabrequim com defasagem de 270°
• Alimentação: Injeção eletrônica (Throttle By Wire – TBW)
• Admissão: Vortex Flow Ducts + corpos de borboleta Ø 46 mm
• Arrefecimento: Líquido (com bomba no cárter esquerdo; sem radiador de óleo)
• Revestimento dos cilindros: Ni-SiC (mesmo padrão de CRF450R e Fireblade)
• Escape: Tipo esportivo com pulsação característica
• Consumo/Autonomia: Tanque de 16,6 litros (valor citado no trecho do motor)
Transmissão
• Câmbio: Manual
• Embreagem: Assistida / deslizante
• Tração: Dianteira por corrente
Modos de pilotagem (6 níveis)
• Sport: Potência no nível 4, HSTC no 1, freio-motor no 1, ABS On-Road
• Standard: Uso urbano; Potência 3, freio-motor 2, HSTC 3, ABS On-Road
• Rain: Para baixa aderência; Potência 1, freio-motor 2, HSTC 5, ABS On-Road
• Gravel: Off-road; Potência 2, freio-motor 3, HSTC 4, ABS Off-Road
• User 1 e User 2: Totalmente configuráveis (inclui desligar ABS traseiro)
Chassi e Ciclística
• Tipo: Diamond em aço
• Peso estrutural: 18,3 kg (10% mais leve que NX500)
• Subchassi: Integrado, tubos de aço de alta tensão
• Geometria:
• Inclinação: 27°
• Trail: 111 mm
• Distância entre eixos: 1.561 mm
• Altura do assento: 855 mm
• Peso a seco: 193 kg
• Distância do solo: 212 mm
Suspensão
Dianteira:
• Showa SFF-CA™ (Separate Function Fork-Cartridge)
• Garfo invertido (USD) Ø 43 mm
• Curso: 200 mm
• Mesa inferior de alumínio forjado / superior de alumínio fundido
• Ajuste de pré-carga da mola
Traseira:
• Sistema Pro-Link
• Monoamortecedor Showa com reservatório externo
• Curso: 190 mm
• Ajuste de pré-carga
Freios
Dianteira:
• Duplo disco tipo Wave
• Ø 310 mm
• Pinças de dois pistões
Traseiro:
• Disco Ø 256 mm
• Pinça de um pistão
Rodas e Pneus
• Rodas raiadas com aros de alumínio
• Pneus on-off (tube-type)
• Dianteiro: 90/90-21”
• Traseiro: 150/70-18”
Eletrônica e Segurança
• TBW – Throttle By Wire
• HSTC – Honda Selectable Torque Control
• ABS On-Road e Off-Road (configurável)
• ESS – Emergency Stop Signal
• Atuação a partir de 56 km/h com desaceleração ≥ 6,0 m/s²
• Com ABS acionado: atuação a partir de 2,5 m/s²
• Piscas com cancelamento automático
• Sistema elétrico com arquitetura CAN + BCU
Painel e Comandos
• Painel TFT colorido 5 polegadas
• Três padrões de exibição
• Operação por comando retroiluminado no punho esquerdo
• Conectividade e gerenciamento dos modos via painel
Ergonomia e Conforto
• Assento em dois níveis
• Posição de pilotagem ereta
• Bagageiro traseiro de série
• Entrada USB sob o assento
• Para-brisa em Durabio™, com duto central para desvio de ar
• Carenagem aerodinâmica com foco em estabilidade e menor turbulência
Acessórios Originais (Honda Store)
• Top Box 50 L
• Malas laterais: 26 L (direita) / 33 L (esquerda)
• Cavalete central
• Protetor de motor (cárter)
• Protetor de manoplas
• Para-brisa alto
• Faróis de neblina
• Pedaleira rally
• Linha de vestuário Alpinestars (jaqueta Parka e calça)
Preço, Cores e Garantia
• Preço sugerido SP: R$ 65.545
• Cores: Branco perolizado e preto metálico
• Garantia: 3 anos, sem limite de quilometragem
• Honda Assistance válido em: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai
• Manutenção:
• 1ª revisão: 1.000 km ou 6 meses
• Intervalos seguintes: 6.000 km ou 6 meses


