Coronavírus

Hospitais registraram fila de pacientes após ocupação total de leitos em Curitiba

Ainda nesta quinta, entrou em vigor na cidade as regras da bandeira laranja

Por Da Redação
Ás

Hospitais registraram fila de pacientes após ocupação total de leitos em Curitiba

Foto: Reprodução/RPC

Três hospitais de Curitiba registraram fila de pacientes à espera de atendimento geral, na noite desta quarta-feira (24), após os leitos das instituições ficarem lotados. Nos hospitais do Trabalhador, Cajuru e Evangélico Mackenzie, pacientes aguardaram dentro de ambulâncias e  até mesmo em tendas do lado de fora dos hospitais.

De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Márcia Huçulak, a falta de vagas para o atendimento geral está diretamente relacionada ao aumento no número de casos de Covid-19 no município.

A ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para a doença está em 93% na capital, com apenas 27 vagas ainda disponíveis na cidade, de acordo com o balanço divulgado pela prefeitura nesta quarta (24). 

Ainda nesta quinta, entrou em vigor na cidade as regras da bandeira laranja. A medida da prefeitura prevê restrições para conter o avanço da pandemia do coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quatro hospitais da capital estão com todos os leitos de UTI SUS adulto exclusivos para Covid-19 lotados. Outros cinco ainda têm vagas. 

O Hospital Evangélico Mackenzie confirmou que ficou com acesso restrito por causa da lotação até a madrugada desta quinta (25), mas não com relação à Covid-19, e que a situação foi normalizada. A administração do local disse também que chegou a receber pacientes mesmo com lotação máxima, ou seja, houve revezamento para atender pacientes.

O decreto da Prefeitura de Curitiba vale por 14 dias, podendo ser prorrogado dependendo do comportamento da pandemia na cidade. Com a medida, estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, como casas de shows, circos, teatros, cinemas e museus, voltam a ficar proibidos.

As práticas esportivas coletivas em praças e demais bens públicos ou privados, incluídos os condomínios e áreas residenciais, também não são mais permitidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário