• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Veja Video: Hospitais de Salvador ainda estão com atendimento tranquilo
Bahia

Veja Video: Hospitais de Salvador ainda estão com atendimento tranquilo

O Farol foi até os hospitais e confirmou que não há superlotação

Por Da Redação
Ás

 Veja Video: Hospitais de Salvador ainda estão com atendimento tranquilo

Foto: Reprodução

Mesmo com o número crescente de casos do coronavírus na Bahia, ainda é possível ver hospitais em Salvador, local onde registra mais infectados no estado, vazios ou com o público que teria normalmente. Atualmente, Salvador tem seis hospitais dedicados exclusivamente a receber pacientes infectados pela doença: o Espanhol, Ernesto Simões, Couto Maia, Santa Clara, do Subúrbio, Geral Roberto Santos. Mas nos demais hospitais, alguns que poderiam receber pacientes com Covid 19, ainda não se vê registro de alta procura.

Depois de receber denúncias de que os hospitais estão vazios e não estão atendendo outras doenças, o Farol da Bahia, mostra que realmente há algumas unidades vazias. Outros, como o Hospital Municipal de Salvador, ainda podem se dar ao luxo de, segundo o Coordenador de Urgência e emergência Hospitalar do município, Dr. Ivan Paiva, continuar somente atendendo a pacientes regulados. "O Hospital Municipal está recebendo casos específicos que vem da Unidade de Pronto Atendimento. São chamados os pacientes com alta complexidade.", afirmou.

Segundo ele, isso ocorre como forma de garantir a utilização do local apenas nos casos de maior complexidade e risco à vida, principalmente para os pacientes que necessitam de tratamento e isolamento hospitalar por causa do novo coronavírus.  "Quando o paciente precisa da tomografia, ventilador mecânico. Exames e equipamentos que as Upa's não podem disponibilizar, elas são transferidas para o Hospital Municipal", concluiu.

Com o pico da doença, a procura por suspeitos que estão doentes aumentam, e as pessoas ficam em dúvidas em qual órgão procurar para receber os atendimentos necessários.  Por isso, o mais indicado é procurar uma das 34 Upa's da cidade. 

Além disso, o Farol esteva na UPA dos Barris e o movimento por lá estava bem baixo, inclusive, segundo pacientes que aguardavam atendimento no local, mais baixo do que o normal. Na Unidade de Saúde Vale do Matatu, a recepção estava vazia e, questionado se estavam atendendo casos de corona vírus, o recepcionista avisou que era só se dirigir a entrada lateral, que também estava vazia.

No Hospital São Rafael não havia sinal de grande movimentação. No Hospital Eladio Lassere, havia uma quantidade maior de pessoas, mas, segundo algumas delas, ali ninguém era caso de corona mas sim, de outros problemas de saúde.

Todos os hospitais foram contactados para comentar como está o atendimento, mas somente o Hospital Municipal de Salvador respondeu ao convite.

A Bahia já registra 462 casos do Covid-19, segundo a Secretária de Saúde do Estado da Bahia. 

Confira:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário