• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Hospital baiano ganha destaque nacional pela quantidade de procedimentos cardíacos via SUS
Bahia

Hospital baiano ganha destaque nacional pela quantidade de procedimentos cardíacos via SUS

Unidade de saúde realizou 133 procedimentos de plásticas valvares de janeiro a agosto de 2021

Por Da Redação
Ás

Hospital baiano ganha destaque nacional pela quantidade de procedimentos cardíacos via SUS

Foto: Camila Souza/GOVBA

A quantidade de plásticas valvares e/ou trocas valvares múltiplas pelo SUS, contabilizadas de janeiro a agosto deste ano, colocaram o hospital baiano Ana Nery na liderança do ranking nacional. A unidade de saúde realizou 133 procedimentos, número que é mais que o dobro do contabilizado pelo segundo colocado na lista: 62.

Também no mesmo período, o Ana Nery fez 1.350 angioplastias coronarianas pelo SUS. Esse número coloca a unidade em terceiro lugar de todo o Brasil. Com relação a implantes de dispositivos eletrônicos cardíacos pelo SUS, a unidade atingiu a marca de 510 procedimentos, entre janeiro e agosto de 2021, e já ultrapassa a quantidade realizada em todo o ano de 2020, quando totalizou 500. O hospital é o quarto hospital que mais realiza o procedimento no país.

O diretor do Hospital Ana Nery (HAN), o médico cardiologista Luiz Carlos Passos, explica que, na Bahia, a situação de normalidade com relação às cirurgias cardíacas pelo SUS é resultado de uma gestão focada em resultados e excelência no serviço. “Planejamento eficiente, equipe médica comprometida e funcionários de todos os níveis engajados fizeram a diferença para que o Hospital Ana Nery fosse um dos cinco mais produtivos do Brasil em diversos procedimentos”, afirma Luiz Carlos Passos.

Panorama da posição do hospital na região Nordeste

Quando se analisa o número de plásticas valvares e/ou trocas valvares múltiplas pelo SUS, no Nordeste, o Ana Nery segue soberano. A unidade foi líder em 2020, com 110 procedimentos durante todo o ano e, de janeiro a agosto de 2021, segue liderando a lista, com 133 procedimentos. A quantidade é mais que o triplo da unidade de saúde que está em segundo lugar, um hospital da Paraíba que contabilizou 41 procedimentos no mesmo período.

Com relação às angioplastias coronarianas pelo SUS, o Ana Nery lidera o ranking entre as unidades de saúde do Nordeste. De janeiro a agosto deste ano, o HAN acumula 1.350 procedimentos. Em 2020, a unidade foi a quarta colocada, com 638 procedimentos – mais que dobrou a produção em cerca de metade do tempo, se comparado todo o ano de 2020 com os oito primeiros meses de 2020.

O Ana Nery também lidera o ranking no Nordeste na realização de revascularizações miocárdicas com uso de extracorpórea (com 2 ou mais enxertos) pelo SUS. Em 2020, a unidade, que também ficou em primeiro lugar na lista, totalizou 249 procedimentos realizados, enquanto de janeiro a agosto deste ano, esse número já é de 292.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário