Hospital baiano ganha destaque nacional pela quantidade de procedimentos cardíacos via SUS
Unidade de saúde realizou 133 procedimentos de plásticas valvares de janeiro a agosto de 2021

Foto: Camila Souza/GOVBA
A quantidade de plásticas valvares e/ou trocas valvares múltiplas pelo SUS, contabilizadas de janeiro a agosto deste ano, colocaram o hospital baiano Ana Nery na liderança do ranking nacional. A unidade de saúde realizou 133 procedimentos, número que é mais que o dobro do contabilizado pelo segundo colocado na lista: 62.
Também no mesmo período, o Ana Nery fez 1.350 angioplastias coronarianas pelo SUS. Esse número coloca a unidade em terceiro lugar de todo o Brasil. Com relação a implantes de dispositivos eletrônicos cardíacos pelo SUS, a unidade atingiu a marca de 510 procedimentos, entre janeiro e agosto de 2021, e já ultrapassa a quantidade realizada em todo o ano de 2020, quando totalizou 500. O hospital é o quarto hospital que mais realiza o procedimento no país.
O diretor do Hospital Ana Nery (HAN), o médico cardiologista Luiz Carlos Passos, explica que, na Bahia, a situação de normalidade com relação às cirurgias cardíacas pelo SUS é resultado de uma gestão focada em resultados e excelência no serviço. “Planejamento eficiente, equipe médica comprometida e funcionários de todos os níveis engajados fizeram a diferença para que o Hospital Ana Nery fosse um dos cinco mais produtivos do Brasil em diversos procedimentos”, afirma Luiz Carlos Passos.
Panorama da posição do hospital na região Nordeste
Quando se analisa o número de plásticas valvares e/ou trocas valvares múltiplas pelo SUS, no Nordeste, o Ana Nery segue soberano. A unidade foi líder em 2020, com 110 procedimentos durante todo o ano e, de janeiro a agosto de 2021, segue liderando a lista, com 133 procedimentos. A quantidade é mais que o triplo da unidade de saúde que está em segundo lugar, um hospital da Paraíba que contabilizou 41 procedimentos no mesmo período.
Com relação às angioplastias coronarianas pelo SUS, o Ana Nery lidera o ranking entre as unidades de saúde do Nordeste. De janeiro a agosto deste ano, o HAN acumula 1.350 procedimentos. Em 2020, a unidade foi a quarta colocada, com 638 procedimentos – mais que dobrou a produção em cerca de metade do tempo, se comparado todo o ano de 2020 com os oito primeiros meses de 2020.
O Ana Nery também lidera o ranking no Nordeste na realização de revascularizações miocárdicas com uso de extracorpórea (com 2 ou mais enxertos) pelo SUS. Em 2020, a unidade, que também ficou em primeiro lugar na lista, totalizou 249 procedimentos realizados, enquanto de janeiro a agosto deste ano, esse número já é de 292.