Hospital credenciado pelo SUS usa furadeiras domésticas em cirurgias ortopédicas na capital paulista
Uso desse equipamento é proibido pela Anvisa desde 2008 por representar risco grave à saúde
![Hospital credenciado pelo SUS usa furadeiras domésticas em cirurgias ortopédicas na capital paulista](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/199976/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=0e258da3c68aae2a814f5d832121ef7e)
Foto: Reprodução/TV Globo
Credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Nossa Senhora do Pari, no Centro de São Paulo, usa furadeiras domésticas em cirurgias ortopédicas. O uso desse equipamento é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2008 por representar risco grave à saúde.
Mesmo assim, imagens divulgadas pela TV Globo mostram furadeiras com marcas de sangue e fios desencapados sendo usadas por médicos na unidade.
Funcionários afirmam que o hospital tem de cinco a nove furadeiras domésticas e que a compra desse tipo de equipamento é justificada pelo custo reduzido, tanto na aquisição quanto na manutenção.
Por meio de nota, a diretoria do Hospital Pari disse que os perfuradores utilizados pelos médicos são aprovados pela Anvisa e que são fiscalizados periodicamente pelos órgãos competentes.
A Anvisa, por sua vez, informou que trata apenas casos dentro das competências do município ou do estado e que, neste caso, seria uma demanda para a prefeitura local. Já o Conselho Regional de Medicina disse que acionou o departamento de fiscalização e que investigará o caso.