Hospital Espanhol já teve 200 bombas de infusão de UTIs recuperadas
Os dispositivos são utilizados para administrar remédios nos pacientes
Foto: Reprodução
Bombas de infusão de Unidades de Terapia de Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol estão sendo recuperadas, em ação realizada numa parceria entre o Governo do Estado, o Senai Cimatec e a empresa alemã de dispositivos médicos e farmacêuticos B.Braun.
Nesta segunda-feira (08), o quantitativo de equipamentos recuperados e devolvidos em pleno funcionamento para o hospital chegou a 200 unidades. Bomba de infusão é um item indispensável nas UTIs, utilizado para administrar medicamentos ou nutrientes nos pacientes.
“Este trabalho vem sendo realizado por uma equipe dedicada de profissionais e evidencia a competência e o comprometimento do Senai Cimatec no combate ao coronavírus. O primeiro lote com 20 unidades foi entregue há apenas duas semanas atrás e hoje já chegamos a 200 bombas de infusão recuperadas”, destacou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.
As bombas de infusão do Hospital Espanhol estavam sem funcionamento desde 2014, quando a unidade hospitalar encerrou as atividades. Em abril deste ano, o hospital foi aberto pelo Governo do Estado como centro de tratamento para acolher, exclusivamente, pacientes que tenham sintomas graves da Covid-19.
O gerente executivo do Senai Cimatec, André Oliveira, explica como funciona o processo de manutenção. “Inicialmente é realizada a desinfecção e triagem, para identificação dos defeitos. A etapa seguinte é a substituição das peças necessárias e reparos, por fim a montagem e calibração, para depois fazer uma nova desinfecção antes de embalar”, ressalta Oliveira, ao acrescentar que o hospital realiza uma nova desinfecção ao recepcionar cada unidade.