Huawei está banida da rede 5G do Reino Unido a partir de setembro de 2021
A decisão deve atiçar ainda mais as tensões entre Londres e Pequim
Foto: Reprodução/ Direito da Comunicação
O governo britânico anunciou nesta segunda-feira (30) que a partir de setembro de 2021 as operadoras de telecomunicação britânicas não deverão instalar o novo kit 5G da Huawei. a medida faz parte de um plano para banir a gigante chinesa das redes móveis de alta velocidade.
A decisão deve atiçar ainda mais as tensões entre Londres e Pequim.
Cedendo a pressão dos Estados Unidos, o Reino Unido havia ordenado que todos os dispositivos da Huawei que já estivessem instalados fossem removidos de sua rede 5G até o fim de 2027, alegando que a empresa chinesa representa riscos de segurança.
O anúncio de hoje (30) vem antes de um debate, no Parlamento, sobre a nova lei de telecomunicações e dá mais detalhes sobre o cronograma para a remoção dos equipamentos da chinesa.
O governo também anunciou uma nova estratégia para diversificar a cadeia de suprimentos 5G, que consiste em um investimento inicial de 250 milhões de libras, testes em colaboração com a empresa japonesa NEC e o estabelecimento de novas instalações de pesquisa.
De acordo com o comunicado em resposta a ação planejada de Washington, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, informou que o País espera que os Estados Unidos não levantem barreiras e obstáculos à cooperação e discriminem as empresas chinesas.