Hugo Calderano faz história e conquista Copa do Mundo de tênis de mesa
Brasileiro se tornou o único mesa-tenista de fora da Ásia ou Europa a conquistar o título da competição

Foto: Divulgação/ITTF
O mesa-tenista Hugo Calderano venceu o atual líder do ranking mundial da categoria na manhã deste domingo (20), em Macau, na China. O atleta de 28 anos conquistou a Copa do Mundo de tênis de mesa de forma inédita para o Brasil ao derrotar o chinês Lin Shidong por 4 a 1, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4, 11/5.
Tal feito coloca o brasileiro como o primeiro latino-americano a disputar a decisão e o único de fora do eixo Ásia/Europa a conquistar o título da competição. Na campanha de seis vitórias consecutivas, Calderano venceu o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º), o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e, nas semifinais, o chinês Wang Chuqin (2°).
O mesa-tenista já havia garantido uma medalha inédita no Mundial de tênis para o Brasil. Como não há disputa pelo bronze, o mesa-tenista derrotou nas quartas de final o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro do ranking mundial e assegurou o prêmio.
Após o feito histórico, Hugo Calderano celebrou a vitória na decisão e afirmou que não esperava chegar tão longe.
“É uma loucura falar sobre isso. Antes de começar a competição, não imaginava vencer os melhores do mundo. É uma loucura para mim colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial”, disse Hugo.
O brasileiro já tinha enfrentado Shidong nas quartas de final do WTT Contender de Durban, em 2023. Na ocasião, Calderano derrotou o chinês no único duelo até então.
Antes desta conquista, a melhor colocação tanto dele quanto do Brasil eram nas quartas de final em 2019. Agora, o carioca subiu para o 4º lugar do ranking mundial da modalidade.
LEIA MAIS: