Hugo Motta diz que relator do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado terá “total liberdade”
Votação do projeto está prevista para terça-feira (11)

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o relator do projeto do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), “terá total liberdade” na elaboração do parecer sobre a proposta enviada pelo governo federal. A declaração foi feita durante entrevista à CNN Brasil.
O projeto (PL 5.582/2025) será votado na próxima terça-feira (11). A matéria, originalmente intitulada “PL Antifacção”, foi renomeada por Motta para “Marco Legal do Combate ao Crime Organizado”.
Segundo o presidente da Câmara, Derrite foi escolhido por ter experiência prática na área e "disposição para ouvir todos os setores”. Secretário de Segurança Pública de São Paulo, o deputado está licenciado do cargo para assumir a relatoria.
“A Câmara está aberta a todos que queiram contribuir. Quando o tema é combater o crime organizado, é preciso somar forças, não dividi-las. O relator terá total liberdade para conduzir um processo transparente e democrático. Esse é nosso compromisso no parlamento”, declarou Motta.
A nomeação de Derrite foi anunciada na sexta-feira (7). Governistas criticaram a escolha de um aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para relatar um projeto enviado pelo governo Lula (PT).


