Hugo Motta é eleito novo presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos
Aos 35 anos, ele é mais jovem parlamentar a assumir a presidência da Casa
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos) foi eleito, no início da noite deste sábado (1º), o novo presidente da Câmara dos Deputados, com 444 votos. Ele era despontado como favorito e conquistou o apoio de todos os partidos, com exceção do Psol e Novo, e comandará a Casa pelos próximos dois anos.
Na disputa, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos e o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) teve 22 votos.
Motta tem 35 anos e é o mais jovem parlamentar a assumir a presidência da Casa. Em 2010, ele foi eleito deputado federal com 86 mil votos, aos 21 anos.
Durante o seu discurso antes da votação, o deputado prometeu humildade na gestão à frente da Casa, caso seja eleito. "Quero ser um elo na corrente, um elo forte, mas com a consciência de ser apenas um elo que não podemos deixar romper. Todas as vezes que romperam esta corrente, partiram a democracia", disse.
O parlamentar defendeu priorizar alinhamento de pautas com o Senado para otimizar o processo legislativo, além de se comprometer com a bancada feminina em promover o respeito e a visibilidade das mulheres no Parlamento.