Hugo Motta promete destravar votação do Imposto de Renda após gesto a Lula
Presidente da Câmara sinalizou que tema será prioridade na reunião de líderes da próxima terça-feira (23)

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou ao Palácio do Planalto que pretende destravar, na próxima semana, a votação do projeto que altera as regras do Imposto de Renda. Segundo fontes ouvidas pela CNN, o assunto deve ser o tema central da reunião de líderes marcada para terça-feira (23).
A sinalização é vista como um gesto político ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a base governista sofrer uma derrota com a aprovação da urgência do projeto de anistia, na quarta-feira (17).
O texto em discussão prevê a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, considerada prioridade do governo e uma das principais bandeiras que Lula pretende levar para a campanha de reeleição em 2026.
A proposta já havia sido aprovada em comissão especial em julho, mas ficou parada diante de impasses sobre a compensação fiscal que pode custar R$ 25 bilhões aos cofres públicos.
Diante da demora, o Senado desengavetou um projeto semelhante nesta semana, que será relatado por Renan Calheiros (MDB-AL), rival político de Arthur Lira (PP-AL), relator do texto na Câmara. O movimento é visto como pressão para acelerar a tramitação na Casa comandada por Motta.