Hyundai Creta estreia linha 2025 com novo visual e motor 1.6 turbo
SUV feito no interior de São Paulo recebe segunda mudança radical em três anos
Em 2021, o Hyundai Creta ganhou uma atualização visual polêmica e mesmo tão diferente sua performance de vendas continuou crescendo. Agora, três anos depois, a montadora sul-coreana atualizou novamente o desenho, mantendo a plataforma e a motorização 1.0 litro TGDI turbo de 120 cv nas versões de entrada. A topo de linha Ultimate perde o antigo motor 2.0 Nu aspirado pelo conjunto motriz 1.6 litro Turbo TGDI de até 193 cv. O crossover é vendido com preços a partir de R$ 141,8 mil e chega a R$ 189,9 mil. O Farol da Bahia testou o JC o Hyundai Creta 2025 no Circuito Panamericano, em Itu, no interior de São Paulo nesta semana.
Desenho mais atraente
O visual do Hyundai Creta é diferente da versão anterior, apresentando um desenho mais tradicional com linhas retas, faróis diurnos em LED com assinatura luminosa em formato de L, assim como os traseiros. A grade é nova e quadrada, com barras horizontais com estilo geométrico. As rodas variam entre 16, 17 e 18 polegadas, dependendo da versão.
Por dentro há novidades como as telas para painel de instrumentos digital e multimídia, ambas de 10,25 polegadas, com conexão com Android Auto e Apple CarPlay agora integradas por uma moldura. O acabamento do painel é de plástico rígido com saídas de ar renovadas, ar-condicionado digital dual zone automático, bancos do motorista ventilados e com ajuste elétrico, tomadas USB tipo C na dianteira e traseira, saídas de ar para os bancos traseiros, entre outras alterações visuais.
A versão N Line, equipada com motor 1.0 TGDI, tem novas rodas de 17 polegadas, novo para-choque, nova grade, ponteiras duplas, spoiler traseiro, volante exclusivo, luz ambiente e bancos em couro preto com costura em vermelho, entre outros detalhes.
No circuito
Não dirigimos o Hyundai Creta na estrada ou na cidade. Portanto, não foi possível confirmar os dados de consumo do Inmetro, que na versão 1.6 promete 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina, uma vez que não é flex. A versão 1.0 TGDI, o mesmo motor utilizado no HB20, faz 8,4 km/l no trecho urbano e 9,0 km/l no trecho rodoviário com etanol; com gasolina, o consumo é de 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na rodovia. Também não avaliamos as versões de entrada com motor 1.0 turbo na pista.
Na pista, foi possível notar o desempenho do motor 1.6 litro turbo, que entrega até 193 cv e 27 kgfm de torque, fazendo de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e atingindo a velocidade máxima de 210 km/h. Na pista, conseguimos atingir a no máximo 170 km/h por questões de segurança. O conjunto conta com transmissão DCT de sete velocidades, proporcionando engates rápidos e precisos sem comprometer as arrancadas e retomadas do crossover.
A suspensão é firme, mantendo o modelo estável em altas velocidades, garantindo segurança e melhor desempenho. Embora não tenhamos testado em buracos das ruas brasileiras, é perceptível que essa atualização preservou a robustez da versão anterior do Creta.
Sistemas de segurança
Os sistemas ADAS são as tecnologias que auxiliam o motorista na condução. O novo Creta ganhou assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura, assistente de ponto cego, além de manter a câmera de monitoramento de ponto cego no painel digital, farol alto adaptativo, controle de velocidade adaptativa, assistente de permanência e centralização em faixa, detector de fadiga, sistema de frenagem autônoma, entre outros. O Hyundai Creta, com isso, se torna mais seguro para passageiros e motorista, lembrando que são apenas auxílios à condução e não dirigem o veículo sozinhos.
Dimensões
O Hyundai Creta 2025 manteve praticamente as mesmas medidas: 4,33 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,63 metro de altura e 2,61 metros de entre-eixos. O porta-malas, com base plana, tem capacidade de 422 litros e o tanque de combustível é de 50 litros.
Versões, equipamentos e preços
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O novo Hyundai Creta estreia novidades importantes para seguir como um dos crossovers mais vendidos do país. Os preços partem de R$ 141,8 mil na versão de entrada Comfort 1.0 turbo.
Com novo visual agora com linhas mais horizontais o Creta se destaca pelo estilo mais conservador nos faróis, lanternas e no visual interno das telas unidas em uma única moldura. Mas a principal mudança está na motorização da versão Ultimate que abandona o motor 2.0 Nu aspirado em prol de um motor 1.6 litro mais potente e mais econômico.
O Creta mantém seus cinco anos de garantia e assistência 24h na linha 2025.
Hyundai Creta Comfort 1.0T – R$ 141.890 – a versão vem com rodas de liga-leve de 16 polegadas, DRL em LED, luz ambiente em LED, painel de instrumentos digital TFT de 4,2 polegadas, seis airbags, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos, câmera de ré, smart key, piloto automático, stop&go, multimídia de 8 polegadas com conexão com smartphone, entre outros.
Hyundai Creta Limited 1.0T – R$ 156.490 – além dos equipamentos da versão de entrada, esta configuração acrescenta rodas de liga-leve de 17 polegadas diamantadas, carregador de smartphone por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisores com rebatimento elétrico, sistema Bluelink, entre outros.
Hyundai Creta Platinum 1.0T – R$ 172.690 – esta opção conta com teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital e central de 10,25 polegadas, bancos em couro marrom e preto, smart câmera de 360 graus, sensor dianteiro, controle de cruzeiro adaptativo, câmera com monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico, seletor de modo de condução, bancos em couro, entre outros.
Hyundai Creta N Line 1.0T – R$ 182.090 – além disso, traz visual esportivo, rodas de liga-leve de 17 polegadas, conjunto de faróis em Full LED, sistema de faixa horizontal em LED e setas sequenciais.
Hyundai Creta Ultimate 1.6T – R$ 189.990 – vem equipado com novo motor 1.6 litro turbo, além de rodas de liga-leve de 18 polegadas, bancos em couro cinza dual tone, todos os sistemas de auxílio à condução, retrovisor eletrocrômico, banco do motorista com ajuste elétrico, entre outros.