• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • I Festa Literária Afrocentrada de Paulo Afonso – FLIAFRO vai promover o protagonismo negro no universo da escrita!

I Festa Literária Afrocentrada de Paulo Afonso – FLIAFRO vai promover o protagonismo negro no universo da escrita!

Aos detalhes.

Por Michel Telles
Às

I Festa Literária Afrocentrada de Paulo Afonso – FLIAFRO vai promover o protagonismo negro no universo da escrita!

Foto: O escritor Anderson Shon

Literatura, memória, ancestralidade e resistência integram a pauta da I Festa Literária Afrocentrada de Paulo Afonso – FLIAFRO, que acontece de 25 a 27 de agosto. As atividades vão acontecer no Colégio Estadual Paulo Freire. Promovida pela Karuá Soluções, a FLIAFRO pretende fomentar o protagonismo negro no universo literário. O evento reunirá escritores e escritoras afrodescendentes, artistas, educadores, representantes de editoras e livrarias, ativistas negros, povos de santo, estudantes e a comunidade para celebrar a produção literária brasileira e suas múltiplas expressões. A FLIAFRO conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, e apoio cultural da TV E Bahia e Educadora FM.

Com a curadoria do doutor em Literatura e Cultura e professor da UNEB, Marielson Carvalho, o evento vai promover rodas de conversa, palestras, lançamentos de livros, oficinas, exibição de filmes, apresentações culturais. Toda programação pode ser conferida no Instagram @fliafro_ba

A I Festa Literária Afrocentrada de Paulo Afonso – FLIAFRO contará com painéis de conscientização de caráter informativo sobre figuras históricas e contemporâneas negras, suas lutas e conquistas, expostas aos participantes no local do evento. Além da exposição de editoras baianas, também haverá espaço para artesanato e itens oriundos da agricultura familiar.

“Esperamos com iniciativas como a FLIAFRO valorizar os autores negros, estimular a leitura de suas obras, inspirar jovens talentos literários, fortalecer a identidade cultural e ampliar a discussão antirracista”, destaca Marielson Carvalho.

Com expectativa de receber mil pessoas por dia, a FLIAFRO não pretende ser uma festa literária apenas de Paulo Afonso, mas envolver todo Território de Identidade Itaparica, que também inclui os municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé e Rodelas. Para viabilizar a participação de alunos das escolas públicas, o evento vai disponibilizar transporte para deslocamento de estudantes do Território de Itaparica para a festa literária.

Além das rodas de conversas e palestras, a programação contará com atividades práticas como a Oficina de Slam: Batalha de Poesia Falada; Oficina de Narrativas Orais: A Arte de Contar Histórias Ancestrais; Oficina de Poéticas Visuais: Literatura Multimodal Negra; Roda de Conversa Enegrecendo Leituras: Escrevivências de Mulheres Negras, Oficinas de Capoeira, dentre outras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário