Iana Freitas é uma das esperanças do Vitória no Brasileirão Feminino Série A3
Leoas da barra estreiam no domingo (14) contra o Confiança em Sergipe
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória
A equipe feminina do Vitória enfrenta neste domingo (14) o Confiança, às 15h, no Estádio Batistão, em Aracaju, Sergipe. O confronto é válido pela partida de ida da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino Série A3, e marca o retorno das leoas da barra a uma divisão do futebol nacional depois de dois anos.
A competição, que conta com 32 equipes, é disputada no formato eliminatório com partidas de ida e volta. Os quatro times que chegarem às semifinais garantem o acesso para a Série A2 - segunda divisão do futebol feminino.
No Vitória desde os 13 anos, Iana Freitas é uma das armas rubro-negras na busca pelo acesso. Com passagens por times como São Francisco, Olímpia e Doce Mel, a meia também jogou dois anos no futebol universitário dos Estados Unidos, sendo uma das jogadoras mais experientes do elenco.
“Já disputei a Série A3 dois anos, que foi pelo Doce Mel. Conheço já como é essa disputa. Algumas meninas também já disputaram. Então, eu estou aqui pra ajudar o máximo. Estou disposta a me jogar, pra ajudar a minha equipe, seja como for. Temos o objetivo de conquistar o acesso da série A3, nós estamos nos preparando bastante, treinando duro a cada dia,” afirma a meia em entrevista ao Farol da Bahia.
Iana também é atleta de futebol de sete, e coleciona diversas convocações para a Seleção Brasileira da modalidade, inclusive para duas copas do mundo. Na última, disputada no ano passado, em Puebla, no México, as brasileiras ficaram com o vice-campeonato, após serem derrotadas por 3 a 1 pelas anfitriãs, na decisão.
Mesmo com o segundo lugar, o torneio teve um sabor especial para Iana. A atleta rubro-negra dividiu a quadra com Formiga, única atleta do futebol a disputar sete edições de Copa do Mundo e Olimpíadas, que fez parte do elenco canarinho no torneio.
“Foi surreal. É uma referência e ela passou muito, ela passou muita mensagem boa pra gente, muita energia positiva. A gente se sentiu muito à vontade, como a gente fez ela se sentir muito à vontade também. Eu posso dizer que foi um sonho, foi um sonho realizado, jogar ao lado de Formiga, passar momentos ao lado dela,” afirmou.
FOTO: Reprodução/Instagram
Desde a reapresentação no dia 6 de fevereiro, Iana e todo elenco do Vitória se prepara para os desafios da temporada, que terá a disputa da Série A3 e do Campeonato Baiano. Ela destaca a evolução da equipe nesse tempo de trabalho e a importância do foco para que o time consiga fazer uma boa temporada.
“A gente está em um processo e estamos a cada dia subindo degrau por degrau, treinando firme também, uma ajudando a outra, tentando ao máximo caprichar, ajustar todos os dias para que a gente não erre muito, não falhe muito. Quem erra menos acaba vencendo e a gente está tentando caprichar ao máximo para tentar alcançar nosso objetivo,” disse.
Mesmo o acesso sendo o principal objetivo das leoas da barra na temporada, Iana não nega que o elenco também sonha com o título da Série A3.
“Nós temos o primeiro objetivo, que é o acesso. E depois, se Deus nos consagrar com esse primeiro objetivo, nós vamos buscar o nosso segundo objetivo, que é o título. E aí, como eu falei, vamos subir degrau por degrau. Não podemos pensar lá no título sem antes buscar o acesso", ressaltou.
FOTO: Reprodução/Instagram
A partida de volta contra o Confiança, será disputada no próximo dia 27, um sábado. A atleta rubro-negra chama atenção para importância do apoio da torcida para que a equipe faça uma boa campanha.
“Que a torcida venha nos apoiar. É uma torcida muito aconchegante, uma torcida que vem nos acompanhando bastante. A gente espera que a torcida vá para o estádio para nos assistir e nos apoiar, que a gente está esperando por esse apoio a mais,” disse.