Ibama descarta presença de óleo em área onde navio da Vale encalhou
Embarcação operava com cerca de 4 milhões de litros
Foto: Divulgação | Ibama
Após um sobrevoo realizado no Maranhão pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no último sábado (29), o instituto descartou presença de óleo próximo a área onde o navio 'Stella Banner', que transporta minério da empresa Vale, encalhou.
Segundo o Ibama, dos 333 litros encontrados na última sexta (28), foram confirmados apenas oito litros na superfície do mar ao redor do navio. Além disso, barreiras de contenção são utilizadas na região para evitar que possíveis materiais se espalhem.
O óleo armazenado nos tanques do navio serão transportados para outras embarcações para evitar possíveis desastres ambiental, informou o Ibama. O instituto irá notificar a empresa Polaris Shipping, responsável pela embarcação e a Vale, que abasteceu o navio com minério de ferro.
O navio encalhou a 100 km da costa do Maranhão na segunda-feira (24) e tinha como destino o porto de Qingdao, na China. A embarcação possuía capacidade máxima para o transporte de 300 mil toneladas de óleo, porém, operava com cerca de 4 milhões de litros.