Ibama monitora 100% da exportação de madeira brasileira
No mês de setembro, o Ibama lançou o Sinaflor + que permite identificar as árvores destinadas ao corte seletivo
Foto: Reprodução
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis afirmou que monitora 100% da exportação de madeira brasileira. O instituto adotou como obrigatório para os comerciantes de madeira o uso do número do Documento de Origem Florestal (DOF) no Documento Único de Exportação (DUE), uma integração que agora é lançada diretamente no Portal Único de Comércio Exterior – Siscomex.
Antes desse tipo de método, o órgão realizava um checklist na documentação no momento do embarque e escolhia aleatoriamente as cargas a serem vistoriadas. Atualmente essa análise pode ser feita no sistema DOF, onde mostra o lançamento pelo exportador até a saída do porto alfandegado.
Além disso, no mês de setembro, o Ibama lançou o Sinaflor + que permite identificar as árvores destinadas ao corte seletivo e rastrear cada produto florestal que pode vir dela. O Farol da Bahia entrou em contato com o superintendente do Ibama na Bahia, Rodrigo Santos Alves, que afirmou não ter autorização no momento para falar sobre o assunto, já que se trata de um tema nacional.