IBGE: Índice de inflação da Região Metropolitana de Salvador é de 1,12% em maio e supera taxa nacional
Segundo a entidade, o índice da região é o mais alto entre as 16 áreas investigadas separadamente pelo instituto e acima do verificado no país como um todo (0,83%)
Foto: Reprodução / SDE
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgados nesta quarta-feira (9), apontam que a taxa de inflação oficial de maio, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês com 1,12%, na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo a entidade, o índice da região é o mais alto entre as 16 áreas investigadas separadamente pelo instituto e acima do verificado no país como um todo (0,83%).
O órgão informou ainda que o índice tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. De acordo com os dados, a taxa de maio teve uma forte aceleração em relação à taxa de abril (0,09%).
Além disso, o resultado foi a maior inflação para um mês de maio na RMS desde 1998, quando o índice havia ficado em 1,24%, e a maior desde novembro do ano passado (1,17%) quando se consideram todos os meses do ano.
Com o resultado de maio, o IPCA na região acumulou alta de 3,38% nos cinco primeiros meses de 2021. O resultado é acima do índice nacional (3,22%).
Conforme o IBGE, nos últimos 12 meses, a inflação na região acumulada na região está em 7,65%, ainda menor que a verificada no país como um todo (8,06%).