IBGE inicia nesta segunda (4) a coleta por telefone para a PNAD Covid
A pesquisa irá investigar as medidas de proteção adotadas pelos brasileiros, além dos impactos da pandemia no mercado de trabalho
Foto: Agência Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira (4), a coleta de informações para a pesquisa inédita Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid.
A pesquisa irá investigar, por meio de telefonemas, a ocorrência dos sintomas do novo coronavírus (Covid-19), as atitudes de proteção adotadas pelas pessoas que tiveram os sintomas da doença, qual o tipo de atendimento médico receberam, além de coletar dados sobre os impactos da pandemia no mercado de trabalho, como por exemplo, quantas pessoas foram afastadas do trabalho por causa do isolamento social, quantas continuaram recebendo salário após o afastamento; quantos tiveram redução salarial; quantas estão em home office, entre outros.
Ao todo, cerca de dois mil agentes do órgão irão atuar na pesquisa e farão ligações para 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Na Bahia, a pesquisa será realizada 258 cidades. As ligações devem ser feitas para 2,4 mil residências por semana, totalizando 9,6 mil no mês.