• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IBGE: mais de 200 mil adultos na Bahia se autoidentificavam como homossexuais ou bissexuais em 2019
Bahia

IBGE: mais de 200 mil adultos na Bahia se autoidentificavam como homossexuais ou bissexuais em 2019

Em Salvador, a proporção de pessoas que confirmaram a orientação sexual foi de 35 mil

Por Da Redação
Ás

IBGE: mais de 200 mil adultos na Bahia se autoidentificavam como homossexuais ou bissexuais em 2019

Foto: Reprodução/WikiMedia

Em 2019, cerca de 204 mil pessoas adultas se autoidentificavam como homossexual ou bissexual na Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga informações sobre orientação sexual pela primera vez. Os dados são considerados estatísticas experimentais. 

Entre as unidades federativas brasileiras, a Bahia tinha empatado com Alagoas e Rio Grande do Norte, ocupando o sexto lugar com maior proporção de homossexuais e bissexuais. 

O Distrito Federal e o Amapá apresentavam os maiores percentuais, seguido do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas. Por outro lado, Tocantins e Pernambuco foram os estados que menos tiveram percentuais, seguido de Goiás e Ceará. 

Estimativa de homossexuais e bissexuais nas capitais

A proporção da população de 18 anos ou mais que se declarou homossexual ou bissexual em Salvador (1,5%) foi menor do que na Bahia como um todo (1,8%) e no Brasil (1,8%), representando 35 mil pessoas. Foi também a menor proporção entre as capitais, empatada com a verificada em Fortaleza/CE (1,5%).

Porto Alegre, Natal e Macapá registraram as maiores proporções de pessoas de 18 anos ou mais que se identificavam com a orientação sexual pesquisada. 

Salvador está atrás de São Paulo (303 mil), Rio de Janeiro (158 mil), Brasília (66 mil), Belo Horizonte (68 mil), Porto Alegre (60 mil) e Manaus (56 mil). 

O questionário com a pergunta sobre a orientação sexual foi aplicado diretamente a uma pessoa de 18 anos ou mais em cada um dos 108 mil domicílios visitados. 

Entre os adultos que não disseram saber ou que não quiseram responder representava um total de 418 mil pessoas na Bahia. O resultado é mais que o dobro das que se autoidentificaram. 

Em Salvador, o total de pessoas adultas que não souberam responder ou não quiseram foi 43 mil, número maior que a somatória dos que confirmaram. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário