Brasil

IBGE: meninos negros são maioria no trabalho infantil

Neste sábado é lembrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Por Da Redação
Ás

IBGE: meninos negros são maioria no trabalho infantil

Foto: Agência Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 65% das crianças e adolescentes em situação exploratória de trabalho infantil no Brasil são meninos negros abaixo de 14 anos. Neste sábado (12) é lembrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil para conscientizar o mundo sobre a exploração de crianças e adolescente.

Ainda de acordo com o IBGE, até 2019, o Brasil tinha 1,8 milhão de crianças até 2019, segundo o IBGE. De acordo com o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Mauricio Cunha, apesar do número alto, o trabalho infantil tem diminuído no país. “Historicamente, o trabalho infantil vem diminuindo no mundo todo. No Brasil, a gente tem fortalecido o sistema de garantia de direitos para que essa diminuição seja permanente. Um dado interessante é que, contrariamente a todas as previsões, no Brasil, os números do trabalho infantil caíram em 2020”, afirma o secretário em entrevista à Voz do Brasil.

Na contramão do Brasil, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o número de crianças vítimas do trabalho infantil subiu pela primeira vez em 20 anos. 

Em todo o mundo, estima-se que o trabalho infantil atinja 160 milhões de crianças e adolescentes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário