• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IBGE: Número de trabalhadores cresce na Bahia no 2º trimestre do 2021
Bahia

IBGE: Número de trabalhadores cresce na Bahia no 2º trimestre do 2021

Taxa de desocupação cai para 19,7%, mas ainda é a 2ª mais alta do país

Por Da Redação
Ás

IBGE: Número de trabalhadores cresce na Bahia no 2º trimestre do 2021

Foto: Reprodução / G1

No 2º trimestre de 2021, a taxa de desocupação na Bahia cedeu um pouco e ficou em 19,7%. Frente ao 1º trimestre, quando havia atingido o recorde de 21,3%, o indicador recuou 1,6 ponto percentual. Embora a variação para baixo não seja estatisticamente significativa, foi a queda mais intensa nessa comparação desde o início da série histórica da PNADC, em 2012.  

Por conta disso, a Bahia deixou de ter a maior taxa de desocupação do país, mas ainda ficou em 2º lugar, abaixo de Pernambuco (21,6%). A taxa baiana no 2º trimestre foi também a menor para o estado desde o 1º trimestre de 2020, portanto desde o início da pandemia da Covid-19. 

No Brasil, como um todo, a taxa de desocupação ficou em 14,1% no 2º trimestre de 2021, também mostrando tendência de queda frente ao trimestre anterior (14,7%). Nesse confronto, o indicador aumentou apenas em 5 das 27 unidades da Federação.

A taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam, procuraram trabalho e estavam disponíveis para assumir) em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.