IBGE: produção de ovos de galinha na Bahia tem maior recorde em 48 anos
Estado produziu 118 milhões de dúzias; Cidades de Eunápolis, Barreiras e Entre Rios foram as maiores produtoras
Foto: Reprodução/IBGE
A produção de ovos de galinha na Bahia registrou alta ao alcançar 118 milhões de dúzias na passagem de 2020 para 2021. Esse é considerado o maior recorde para o estado desde o início da série histórica iniciada em 1974. As informações são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o ano anterior, a Bahia apresentou um crescimento de 21,7%, ou seja, mais 21 milhões de dúzias. Por causa do resultado, passou a ser o terceiro maior crescimento do país, tanto em forma absoluta, quanto em percentual.
Os únicos estados com aumentos maiores que os da Bahia foram Rio Grande do Sul (mais 22,9 milhões de dúzias) e Ceará (mais 22,8 milhões) em números absolutos, e Amazonas (mais 26,5%) e Mato Grosso do Sul (mais 24,5%) em crescimento percentual.
As principais cidades produtoras de ovos de galinha no estado foram: Eunápolis (20,2 milhões de dúzias), Barreiras (14,5 milhões de dúzias) e Entre Rios (10,9 milhões de dúzias).