IBGE: Quase duas milhões de pessoas foram vítimas de roubos no Brasil em 2021
O levantamento inclui roubo a carros, motos, bicicletas, dentro e fora do domicílio

Foto: Reprodução/ ilustração
Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,8 milhão de pessoas foram vítimas de roubos no país em 2021, o equivalente a 1,1% da população brasileira. O levantamento inclui roubo a carros, motos, bicicletas, dentro e fora do domicílio.
O levantamento foi feito pelo IBGE em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do quarto trimestre de 2021.
A pesquisa ainda aponta que a arma de fogo foi o tipo de arma mais utilizada em roubos. Na metodologia do IBGE, mais de uma arma podem ser usadas no crime.
No caso dos bens roubados fora do domicílio, os itens mais citados foram telefone celular (83,7%), dinheiro (36,3%), documento (23,4%), cartão de débito ou crédito ou cheque (18,5%) e joia, bijuteria ou relógio (10%).
Já dentro de casa, os bens mais roubados são telefone celular (64%), dinheiro (31,2%), joia, bijuteria ou relógio (19,2%), aparelho eletrodoméstico (18,9%), documento (16,3%), cartão de débito ou crédito ou cheque (14,9%), roupa ou calçado (12,2%) e computador ou tablet (7,9%).