• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IBGE: Um a cada dez baianos deixaram de realizar atividades habituais por motivo de saúde em 2019
Bahia

IBGE: Um a cada dez baianos deixaram de realizar atividades habituais por motivo de saúde em 2019

Segundo o órgão, 1.407 milhão viveram essa situação

Por Da Redação
Ás

IBGE: Um a cada dez baianos deixaram de realizar atividades habituais por motivo de saúde em 2019

Foto: Camila Souza/GOVBA

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (4), em 2019, uma a cada dez pessoas na Bahia deixou de realizar atividades habituais, como ir ao trabalho ou à escola, por causa de problemas de saúde. Segundo o IBGE, 1.407 milhão viveram essa situação, o que representa 9,5% da população, o maior percentual dentre as 27 unidades da Federação.

No estado, cerca de  910 mil  mulheres deixaram de realizar atividades habituais por motivos de saúde, o que representa 11,7% do total de pessoas nessa condição. O número de homens que deixaram de realizar as atividades de rotina devido a problemas de saúde foi inferior comparado ao das mulheres, 7,0% ou 497 mil. 

Ainda de acordo com o IBGE, a proporção de pessoas afastadas por problemas de saúde foi maior também entre quem tinha de 40 a 59 anos (12,4%, maior percentual do país) ou 60 anos ou mais de idade (12,1%).  A necessidade de abrir mão de atividades por problema de saúde foi maior ainda entre as pessoas com menor nível de instrução. Os dados do órgão apontam que 10,7% de pessoas  que tinham até o ensino fundamental incompleto viveram essa situação em 2019, na Bahia.  Em relação a raça: entre brancos, o percentual ficou em 10,8%; 9,3% entre pardos; e 9,0% entre pretos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.