IBGE: vendas do varejo baiano caem 1,4% de janeiro para fevereiro
Setor registra desempenho negativo após duas altas consecutivas

Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (11), revelam que as vendas do varejo na Bahia recuaram 1,4% em fevereiro deste ano em comparação com janeiro. Com esse resultado, o setor registra desempenho negativo após duas altas consecutivas em relação ao mês anterior.
O levantamento indica também que o estado teve a maior queda entre os estados, apresentando um desempenho inferior ao do Brasil como um todo. As vendas do comércio varejista cresceram 1,0% no país entre janeiro e fevereiro no país, com avanços em 20 das 27 unidades da Federação, lideradas por Paraíba (5,7%), Amapá (5,2%) e Mato Grosso (4,3%).
Já na comparação de fevereiro/24 com fevereiro/23, o resultado das vendas do varejo na Bahia se manteve positivo em 12,0%, mostrando o 16º crescimento consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior (em alta desde novembro/22).
Nos 12 meses encerrados em fevereiro, as vendas do varejo baiano também seguem em alta, de 6,4%, bem acima do indicador nacional (2,3%) e mostram o 4º avanço mais expressivo entre as 27 unidades da Federação, só abaixo dos acumulados em Tocantins (11,0%), Maranhão (9,8%) e Ceará (8,5%).
Setor
Com queda notável apenas nas vendas de livrarias (-15,9%), o crescimento do varejo na Bahia em fevereiro foi mais uma vez impulsionado pelos supermercados, com um aumento de 14,8%.
Em um cenário bastante semelhante ao de janeiro, em fevereiro, na Bahia, mais uma vez, 7 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) registraram aumentos nas vendas em comparação com o mesmo mês de 2023.