• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IBGE: vendas do varejo baiano registram queda de 2,8% em junho após dois meses de crescimento
Bahia

IBGE: vendas do varejo baiano registram queda de 2,8% em junho após dois meses de crescimento

O desempenho do estado ficou abaixo da média nacional

Por Da Redação
Ás

IBGE: vendas do varejo baiano registram queda de 2,8% em junho após dois meses de crescimento

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As vendas no comércio varejista da Bahia apresentaram uma queda de 2,8% em junho em comparação ao mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (14). Este é o primeiro resultado negativo após dois meses consecutivos de crescimento, com avanços de 11,2% em março para abril e 3,5% em abril para maio.

O desempenho da Bahia ficou abaixo da média nacional, que registrou uma queda de 1,7%. A Bahia também foi uma das 5 piores unidades da Federação no desempenho do comércio varejista, com recuos mais acentuados observados no Amapá (-16,7%), Rio Grande do Sul (-5,1%) e Mato Grosso do Sul (-4,0%). Em contraste, estados como Ceará (2,5%), Espírito Santo (2,2%) e Pará (1,9%) apresentaram os maiores avanços.

Apesar da queda mensal, o volume de vendas na Bahia ainda está 1,7% acima dos níveis registrados antes da pandemia, em fevereiro de 2020. Em comparação com junho de 2020, o varejo baiano teve um crescimento de 16,4%, o quarto maior da série histórica da PMC desde 2001, e o terceiro avanço consecutivo no ano, superando a média nacional de 6,3%.

No acumulado do primeiro semestre de 2021, o comércio varejista na Bahia registrou um aumento de 10,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior crescimento para um primeiro semestre desde 2010. O resultado baiano também ficou acima da média nacional de 6,7%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.