IBGE: vendas do varejo na Bahia têm queda de 2,2% em novembro de 2023
Apesar da queda, índice registrou alta de 5% na comparação com o mesmo período de 2022
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
As vendas do comércio varejista na Bahia tiveram queda de 2,2% em novembro de 2023, na comparação com outubro, o que resultou na primeira negativa após duas sequências de alta. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e foram divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desempenho registrado foi o pior que o do país como um todo, onde as vendas tiveram variação positiva de 0,1%. Contudo, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o resultado das vendas do varejo no estado baiano seguiu positivo (4%) pelo 13º mês consecutivo.
As vendas do varejo na Bahia acumularam alta de 5% de janeiro a novembro de 2023, frente ao mesmo período de 2022. O indicador acumulado no ano se mantém positivo em todos os 11 meses do ano passado e seguiu entre o quarto maior entre as unidades federativas.
Das oito atividades, cinco cresceram na Bahia. O maior impacto positivo no resultado geral veio dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registraram o segundo maior crescimento das vendas (8,2%), mas têm o maior peso na composição do varejo baiano.
A segunda maior colaboração veio dos combustíveis e lubrificantes, onde as vendas tiveram alta de 9,3% no varejo restrito.
Por outro lado, dentre as três atividades com quedas nas vendas, no comparativo entre novembro 23/ novembro 22, livros, jornais, revistas e papelaria (-46,3%) tiveram mais uma vez a maior retração e deram a principal contribuição no sentido de puxar o desempenho do varejo baiano para baixo. A atividade cai seguidamente há dez meses (desde fevereiro de 2023).
Já a segunda contribuição negativa veio de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,8%).