• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IBGE: volume de serviços na Bahia registra alta de 0,6% em dezembro de 2023
Bahia

IBGE: volume de serviços na Bahia registra alta de 0,6% em dezembro de 2023

Houve um aumento de 4,4% em comparação com dezembro de 2022

Por Da Redação
Ás

IBGE: volume de serviços na Bahia registra alta de 0,6% em dezembro de 2023

Foto: Reprodução/Pixabay

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9), aponta que o volume de serviços na Bahia registrou alta de 0,6% em dezembro de 2023 em relação ao mês anterior. Na série com ajuste sazonal, houve um aumento de 4,4% em comparação com dezembro de 2022.

Embora tenha apresentado um resultado melhor do que o do país como um todo (0,3%), a Bahia ficou em 16º lugar entre os 27 estados no crescimento em relação ao mês anterior, com 18 estados apresentando crescimento.

No confronto com o mesmo mês do ano anterior, os serviços baianos tiveram a 9ª alta mais expressiva entre os estados, com 16 estados mostrando avanços. Esse desempenho foi significativamente melhor do que o nacional, que teve uma queda de 2,0%.

Com resultados positivos em todos os meses de 2023, o volume de serviços prestados na Bahia superou o verificado no Brasil como um todo, registrando um aumento de 2,3%. Esse desempenho coloca a Bahia em 11º lugar entre as 27 unidades da Federação. Apenas dois estados tiveram retrações: Amapá (-2,2%) e São Paulo (-1,8%). Os maiores avanços foram observados em Mato Grosso (+16,4%), Paraná (+11,2%), e Tocantins (+11,0%).

Atividades

Apenas os ‘outros’ serviços apresentaram uma variação negativa (-0,3%) em 2023, completando uma sequência de nove anos de quedas consecutivas. Por outro lado, os serviços de informação e comunicação, que haviam registrado uma queda significativa em 2022 (-5,1%), apresentaram o maior crescimento no ano passado (+13,8%), impulsionando o desempenho positivo do setor como um todo na Bahia.

Essa atividade registrou aumentos em todos os meses de 2023. Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram o segundo maior crescimento expressivo (+9,0%) e exerceram a segunda principal influência positiva no resultado geral. Além disso, também registraram avanços em todos os meses de 2023, culminando no terceiro resultado anual positivo consecutivo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.